São Paulo, domingo, 27 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Intervenção estatal divide candidatos

SÔNIA MOSSRI
DA ENVIADA ESPECIAL

Com inflação mensal superior a 10% e déficit na balança comercial de US$ 800 milhões, o Mercosul tornou-se um personagem central na campanha presidencial.
O presidente Luis Alberto Lacalle conseguiu mecanismos de proteção para mais de 380 produtos, os quais não terão tarifa zero na união aduaneira que se inicia a partir de 1º de janeiro entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
A tarifa desses produtos entre os demais países do Mercosul irá baixando gradativamente até chegar a zero no ano 2001.
O ex-presidente Julio Sanguinetti critica o atual governo por não desenvolver uma política industrial. Ele promete dar incentivos fiscais para a indústria.
Ele cita o Brasil e a Argentina como exemplos de países que estimularam o crescimento do parque industrial mediante a concessão de incentivos e subsídios à indústria.
No governo Lacalle, muitas indústrias uruguaias faliram ou fecharam, o que contribuiu para o aumento do desemprego, que atinge hoje a marca de 10%.
Já o candidato do governo, Alberto Volonté, afirma que a política de concessão de incentivos à indústria nacional é perigosa porque pode privilegiar as ineficientes.
A diferença entre Sanguinetti e Volonte com relação à política econômica não se limita ao Mercosul. Sanguinetti é contrário ao programa de privatização generalizado de estatais, defendido pelo governo Lacalle e por Volonté.
Sanguinetti já avisou que se ganhar as eleições não pretende privatizar a Antel –estatal do setor de telecomunicações.
Tabare Vasquez, da Frente Grande, promete o crescimento da produção, gerando empregos. Seu programa prevê o corte nas alíquotas do Imposto sobre Valor Agregado para reduzir a pressão sobre o setor produtivo e gerar mais empregos.
(SM)

Texto Anterior: Independência gerou partidos
Próximo Texto: EUA buscam ingresso no 'Século Pacífico'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.