São Paulo, domingo, 27 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU não localiza alvos sérvios

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Aviões da Otan não atacaram anteontem as posições sérvias que sitiam Bihac porque as forças de paz da ONU não puderam localizar de onde vinham os morteiros que atingiam a cidade.
Os aviões não podem simplesmente ir e achar um alvo. Ele (o alvo) tem que ser identificado pela ONU, disse à agência Reuter um militar ocidental que não quis revelar a identidade.
Os jatos apenas sobrevoaram a região dominada pelos sérvios após pedido de apoio aéreo. Na semana passada, aviões da Otan atacaram com sucesso quatro instalações militares sérvias na região.
O militar negou a afirmação de que os aviões não localizaram os alvos por causa do mau tempo.
Os aviões não iriam ficar circulando após três ou quatro mísseis SAM-2 terem sido disparados contra eles.
Segundo ele, a situação de Bihac tornou-se especialmente delicada porque os sérvios estão a apenas dois ou três quilômetros do centro da cidade e há vários civis e soldados da ONU.

ONU
Em entrevista publicada ontem pelo jornal romano La Repubblica, o secretário-geral da ONU, Boutros Boutros-Ghali, negou que o organismo esteja fazendo pouco para deter a ofensiva sérvia.
Temos de evitar exatamente o que somos criticados de não fazer, que é tomar partido no conflito, afirmou.
Anteontem, o vice-presidente bósnio, Ejup Ganic, disse ter avisado Boutros-Ghali, no início da crise, de que não era tempo para indecisão.
Vimos este filme em Gorazde. Eu disse: 'Faça alguma coisa, o mundo inteiro está olhando'.

Texto Anterior: Fidel diz que Cuba continua socialista; Deputados ameaçam abandonar Murayama; Noruega deve votar contra União Européia; Rebeldes capturam militares angolanos
Próximo Texto: EUA fazem no Colorado 'superprisão' de US$ 60 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.