São Paulo, domingo, 4 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resultados trazem surpresas

JOSÉ VICENTE BERNARDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Os resultados da avaliação do chefe por seus subordinados costumam trazer surpresas. É comum a opinião da equipe ser exatamente o oposto da imagem que o chefe faz de si mesmo.
Para minimizar o choque, a consultora Noely de Carvalho David, da PCF Consultoria Empresarial, diz que é fundamental uma boa preparação dos gerentes e diretores que passarão pelo processo.
A decepção inicial, segundo ela, deve ser convertida em conscientização e estímulo para uma melhoria pessoal e profissional.
Outro "efeito colateral" de uma preparação inadequada, segundo José Antonio da Silva, 44, gerente de recursos humanos da Raychem, é a possibilidade de se criar um clima de rivalidade.
"Se a metodologia aplicada não for correta, corre-se o risco de colocar chefes contra subordinados", diz Silva.
Jorge Fornari, vice-presidente de RH da American Express, conta que, quando foi avaliado, houve quem se queixasse de que ele não estava tratando todos da mesma maneira, de que estaria protegendo alguém.
Para tentar descobrir o autor da queixa, ele comentou o fato com uma subordinada que ele considerava uma "possível protegida".
"Para minha total surpresa, ela confessou ter sido a autora da queixa."
(JVB)

Texto Anterior: Pesquisa mostra expectativas
Próximo Texto: Primeira reação é medo de sofrer alguma represália
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.