São Paulo, segunda-feira, 5 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crime premeditado se torna crime racial

MARCELO PAIVA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Sei que não devo meter meu bedelho, mas já que a maionese está batida... Você deve ter ouvido falar em O.J. Simpson, o ex-astro do futebol americano (e ator) acusado de mandar sua ex-esposa e namoradinho para o beleléu. O.J. clama inocência e contratou os maiores criminalistas do país, que estão empurrando o processo com o umbigo e explorando todos os pontos e vírgulas da lei para anularem provas irrefutáveis.
O.J. é (era) um herói nacional, o que é suficiente para transformar o crime num "caso". Há um componente a que o resto do mundo não dá menor pelota, mas que aqui provoca debates intermináveis: ele é negro e ela, mais branquela que um leite coalhado (e loira).
Um crime premeditado, em que um ex-marido invejoso esfaqueia a ex-mulher por ciúmes, ganha, aqui, a conotação de crime racial. E haja pano pra manga.
Num dos debates, e eu, infeliz criatura, estava presente, discutia-se se a guarda dos filhos do casal deveria ser dada aos avós brancos ou negros; enquanto a mãe jaz a sete palmos do chão, o pai provavelmente passará maus bocados na câmera de gás. Se ganhar a primeira alternativa (avós maternos), os pimpolhos perderiam suas raízes negras.
Cá com meus zíperes, faz alguma diferença ser educado por um branco ou negro? O que é cultura negra? Machado e Lima Barreto não podem ser lidos por brancos? Negros não devem escutar Mozart? Branco não enterra, não batuca, não escova os dentes, não come feijão, não faz os deveres de casa e não vai para a cama cedo?

Marisa Monte passou por aqui. Casa cheia. Está divulgando seu disco americano, e dando shows pelo país. Na percussão, Mônica, filha de mãe Cleusa, sucessora do Gantois, garantia a bênção dos orixás. São Francisco lembra Salvador. Tem farol, ladeira, cidade baixa, baía, gay e mar. De que cor é um orixá?
Marisa Monte vale mais que a Petrobrás. A música brasileira vale dez vezes mais que a Eletrobrás, a Embraer e a Vale do Rio Doce juntas, e é maior que os campos de café, cana e soja. Os "Beatles" não foram condecorados pela rainha porque eram bonitinhos, mas por levarem divisas para o Reino Unido. O Brasil faturaria mais vendendo títulos da MPB que da dívida pública. E me responda rápido: de que cor é a música brasileira? De que cor é o brasileiro?

Texto Anterior: Brasileiros vivem em 'ilha' americana
Próximo Texto: Andreia Nishima, 17 Mogi das Cruzes, SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.