São Paulo, quarta-feira, 7 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para broncos, PC não é coisa de menina

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

Recente reportagem do "New York Review of Books" confirmou as suspeitas aventadas nesta coluna, de que o livro "The Bell Curve", sobre as diferenças de QI entre negros e brancos, não passa de impostura. Segundo o "Review", na formulação da tese de que negros são menos inteligentes que brancos, os autores manipularam dados a gosto.
Não é preciso ser nenhum gênio para saber que as diferenças de raça, se é que alguém sabe definir à risca o que é "raça", são estritamente culturais. O tal livro, porém, deu pano para manga. Mas, estranhamente, ao dissecá-lo, ninguém lembrou de discutir a diferença cultural mor: a que divide homens e mulheres.
A questão me veio à mente outro dia, quando Marcos, o jovem que me ajuda a digerir o fato de eu ter gasto R$ 1.999 em um computador Compaq que não consigo utilizar sem o auxílio de aulas particulares, me revelou não ter alunos homens. Ele me disse que os maridos de suas alunas se recusam a tomar aulas, mas ficam rondando suas lições de "computerês" feito urubu.
Para os rapazes, esse negócio de computador é mesmo uma questão de honra. Me dei conta disso quando comprei em sociedade com um amigo um dicionário para windows. Em dois tempos instalei o programa com a ajuda de Marcos. Meu amigo pavão tomou 15 dias de baile antes de recorrer aos serviços de um expert.
Em sua coluna, David Zingg denunciou que a rede Internet é o maior antro mundial de machões. Tirei a prova entrando naquele sistema com um codinome feminino. Não é que causei estranheza de Seattle a Pindamonhangaba? Engraçado, não? Para constatar que certos broncos ainda deveriam brandir clavas, é preciso testá-los usando de um instrumento tão sofisticado quanto o PC.

Texto Anterior: Xuxa paga indenização a portadora de HIV; O NÚMERO; Polícia vai combater pesca predatória no MS; Rapazes são presos acusados de estupro
Próximo Texto: Dona Latife; Helena Meirelles
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.