São Paulo, quarta-feira, 7 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leitor de CD-ROM pode virar walkman

MARIA DA GRAÇA PIMENTEL; EDSON MOREIRA; FABRÍCIO LAGUNA; MARCELO COUTO; MÁRCIO GALLI

Fácil de instalar, kit da Media Vision é indicado para quem tem planos de expandir sistema de armazenamento
MARIA DA GRAÇA PIMENTEL
* Especial para a Folha
O kit de multimídia da Media Vision é diferente de outros kits que se encontram no mercado. Em primeiro lugar, pela versatilidade do leitor de CD-ROM, que é instalado externamente ao micro, possibilitando que a unidade seja usada com walkman.
Em segundo lugar, a placa de som apresenta características avançadas, indo além do que se encontra nos kits mais conhecidos. Oferece, por exemplo, a possibilidade de controlar periférico padrão SCSI, como disco rígido.
Além da controladora, do toca-CD e das caixas acústicas (de boa qualidade), o kit traz uma seleção de 15 títulos em CD-ROM, incluindo histórias infantis, jogos e enciclopédias de boa qualidade.
Espaço em disco
Os programas em CD-ROM ocupam bastante espaço no disco rígido. Quem quiser instalar todos eles vai precisar de um espaço disponível de aproximadamente 50 Mbytes, além dos 20 Mbytes requeridos para o CD-ROM de instalação.
Os jogos são de boa qualidade visual, contando todos com várias imagens em vídeo. Algumas histórias infantis não vêm acompanhadas de todos os programas necessários para sua execução (faltam drivers, bibliotecas etc.).
A placa que acompanha o kit tem duas funções: placa controladora de CD-ROM (SCSI-2) e placa de som 16 bits, com interface Midi e MPU 401. É de fácil instalação. O usuário só terá problemas se tiver uma grande quantidade de placas no micro (como fax/modem, placa de captura de imagens e placa de rede).
Entretanto, são problemas relativamente simples, exigindo apenas reconfiguração, na placa e no software, do canal de transferência de dados (DMA) e do número de interrupção de hardware (IRQ).
Tudo está bem explicado no manual, que é acompanhado de uma fita de vídeo VHS.
Um grande inconveniente na placa é o fato de ocupar dois slots, um para a placa propriamente dita e outro para uma pequena placa de conexão, que não se conecta ao duto. A essa pequena placa será conectado o acionador de CD-ROM. A controladora SCSI-2 pode controlar até sete periféricos, como disco rígido e unidade de fita magnética.
Toca-CD portátil
Uma característica bastante particular do kit é a portabilidade do toca-CD. O dispositivo é dividido em duas partes, uma com a interface SCSI e o recarregador de baterias, chamada docking station, e outra que é o leitor de CD propriamente dito. Ele pode ser desconectado da primeira para ser utilizado como um toca-CD portátil comum.
O teste mostrou que, apesar de a idéia ser bastante interessante, a qualidade do toca-CD, em termos de robustez mecânica, deixa a desejar. Consideramos a peça, como um todo, frágil, o que justifica a nota relativamente baixa no quesito qualidade eletromecânica. O fato de a interface de controle (interna) ser implementada em duas placas também influenciou na nota. O carregador de bateria funciona bem, com um tempo de recarga de cerca de sete horas, capacitando o toca-CD para 74 minutos de uso desconectado do micro.
O produto da Media Vision foi produzido claramente com a intenção de ganhar o consumidor com o atrativo da possibilidade do uso do toca-CD como walkman. Além disto, verifica-se que a placa de controle é bastante versátil, com muitas funções que não seriam utilizadas por um usuário comum.
O conjunto é então recomendado para usuários com sérias intenções de expansão em termos de armazenamento (discos SCSI), utilização de outros toca-CD ou em aplicações com teclados musicais. Iniciantes certamente acharão opções mais baratas.
Colaboraram Edson Moreira, Fabrício Laguna, Marcelo Couto e Márcio Galli.

Texto Anterior: Erros prejudicam 'Carmen Sandiego'
Próximo Texto: Saiba quem fez o teste ;Os avaliadores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.