São Paulo, quinta-feira, 8 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fuzileiros invadem morro da Cachoeirinha

SERGIO TORRES; WAGNER MATHEUS
DA SUCURSAL DO RIO

Em ação cinematográfica, cerca de 2.000 fuzileiros navais invadiram de madrugada o agrupamento de favelas do morro da Cachoeirinha (Lins, zona norte). A Marinha atacou por terra e ar. Dezenas de fuzileiros chegaram ao morro agarrados em cordas penduradas por helicópteros que voavam rente aos barracos.
Até o fim da tarde, a Marinha não havia divulgado o resultado da ação na Cachoeirinha, a maior desde o início da Operação Rio, de combate ao tráfico de drogas e ao contrabando de armas.
Pelo menos 50 suspeitos foram presos, entre eles o suposto gerente da favela do Gambá, conhecido por Johnny, irmão de Black, apontado pela polícia como chefe do tráfico de drogas na área.
Um cão farejador percorreu os becos em busca de coca e maconha. A Folha apurou que, graças ao animal, foi achada cocaína escondida em buracos nos barracos.
A Marinha não revelou a quantidade de armas e drogas apreendidas na operação. O diretor do Departamento de Polícia Técnica da Polícia Civil, Mauro Ricart, disse que as armas mais importantes arrecadas pelos militares foram uma metralhadora, uma submetralhadora e uma granada.
A ação nas nove favelas que compõem o complexo da Cachoeirinha começou às 4h, quando seis helicópteros da Marinha começaram a "despejar" homens.
As favelas da Cachoeirinha, Cachoeira Grande e Gambá foram invadidas. Nas demais favelas do complexo –Encontro, Amor, Barro Preto, Barro Vermelho, Árvore Seca e Cotia–, os fuzileiros fizeram um cerco.
O complexo da Cachoeirinha corta a estrada que liga os bairros de Grajaú (zona norte) e Jacarepaguá (zona oeste). Blindados foram espalhados pelos acessos ao complexo. Para realizar a perícia dos possíveis "campos de batalha", a Marinha convocou a Polícia Técnica do Rio. Também participaram da ação PMs.
Colaborou WAGNER MATHEUS, free-lance para a Folha

Texto Anterior: Muita coisa mudou
Próximo Texto: 'Efeito Borel' muda comportamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.