São Paulo, terça-feira, 13 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PMDB deve ficar com duas pastas

GILBETO DIMENSTEIN; VALDO CRUZ; DANIEL BRAMATTI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PMDB deve ocupar dois ministérios no governo Fernando Henrique Cardoso. O partido ficará com o Ministério da Agricultura. O nome mais cotado é o do deputado Odacir Klein (RS), segundo revelaram à Folha dois interlocutores do presidente eleito.
O segundo ministério destinado aos peemedebistas deve ser entregue ao deputado gaúcho Nelson Jobim. Ele pode ser indicado para o futuro Ministério da Cidadania e Segurança, que substituiria o da Justiça.
Klein, da chamada bancada ruralista, participou ontem de uma reunião com o coordenador do programa de governo de FHC, Paulo Renato Souza, no Centro de Treinamento do Banco do Brasil, em Brasília.
O deputado participou ativamente da campanha do governador eleito do Rio Grande do Sul, Antônio Britto, principal aliado de FHC no PMDB.
O senador José Eduardo Andrade Vieira (PTB-PR), que era cotado para a Agricultura, desistiu de pleitear o cargo. Como presidente do PTB, poderá integrar o Conselho Político do futuro governo.
A Folha apurou que os petebistas não devem ter representantes no ministério, mas poderão indicar os presidentes de duas estatais –uma delas é a Itaipu Binacional, no Paraná.
"O PMDB cuidará da formulação das políticas de governo e de sua implementação", disse o presidente do partido, deputado Luiz Henrique (SC), que almoçou ontem com FHC e o presidente do PSDB, Pimenta da Veiga.
Luiz Henrique também participará do Conselho Político, juntamente com Pimenta, Andrade Vieira e Jorge Bornhausen, presidente do PFL.
Os integrantes do conselho terão reuniões semanais com FHC, para discutir as ações do Executivo. "Será o núcleo do poder", disse Luiz Henrique.
FHC anuncia seu ministério até o dia 20. Mas pode antecipar o anúncio caso feche a composição do primeiro escalão antes desta data.
O presidente eleito decidiu, porém, que não divulgará oficialmente o ministério antes do discurso de despedida no Senado, marcado para amanhã.
FHC está tendo problemas na reta final. Os tucanos cearenses querem dois postos: o Ministério dos Transportes ou a futura Secretaria de Assuntos Regionais. Mas os dois postos estão destinados a pefelistas: Raimundo Britto (Transportes) –indicação do ex-governador Antônio Carlos Magalhães– e Gustavo Krause (Assuntos Regionais).
(Gilberto Dimenstein, Valdo Cruz e Daniel Bramatti)

Texto Anterior: FHC quer extinguir Ministério da Justiça
Próximo Texto: Covas critica Fleury por ameaça a 13º
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.