São Paulo, terça-feira, 13 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Advogado defendeu presos políticos

AZIZ FILHO

AZIZ FILHO; CLÁUDIA TREVISAN
DA SUCURSAL DO RIO

CLÁUDIA TREVISAN
A absolvição de Fernando Collor é uma das maiores vitórias dos 40 anos de carreira do advogado Evaristo de Moraes Filho, socialista que já atuou na defesa de presos políticos.
Adversário político do ex-presidente, o advogado chegou a ser cogitado para ocupar o cargo de vice-presidente na chapa do petista Luiz Inácio Lula da Silva em 1989.
A Folha apurou que, para aceitar a defesa de Collor, Evaristo cobrou US$ 450 mil.
O advogado criminalista George Tavares, parceiro do defensor collorido em grandes processos há 30 anos, diz que os honorários são pagos por amigos do ex-presidente.
Segundo ele, está "tudo acertado em contratos corretíssimos, incluindo o pagamento de impostos".
Tavares e Evaristo atuaram juntos em processos de repercussão como o de Doca Street, que ajudaram a condenar em 1976 por ter matado a mulher, Ângela Diniz.
Socialista como seu pai, Evaristo trabalhou na defesa de presos políticos, sempre sem cobrar honorários. "A defesa do caso político é um ônus público", costumava dizer. "Faz-me bem à alma".
Entre os casos de natureza política em que atuou estão os de Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, Fernando Gabeira, Marcello Alencar, Florestan Fernandes, José Serra e o do presidente eleito, Fernando Henrique Cardoso.
Evaristo trabalhou como defensor em outros processos polêmicos, como o dos proprietários do Bateau Mouche e o do pedido de extradição do ex-terrorista argentino Mario Firmenich, integrante do grupo de esquerda Montoneros.
Na mesma época em que defendeu Firmenich – que acabou extraditado – Evaristo foi advogado de Paulo Renato de Oliveira Figueiredo.
Filho do então presidente da República, o general João Batista Figueiredo, Paulo Renato era acusado de favorecimento ilícito no caso Capemi.
Antes de se formar em direito, Evaristo foi jornalista do "Última Hora", que ajudou a fundar. Hoje, é professor de direito penal da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e torcedor fanático do Fluminense.
Sempre que pode, veste uma bermuda e vai ao campo ver seu time jogar.

Texto Anterior: Collor recebe amigos e diz que 'não comemora'
Próximo Texto: PC pode sair da prisão hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.