São Paulo, terça-feira, 13 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espanhol diz ser fácil recuperar centro de SP

SÉRGIO MALBERGIER
DA REPORTAGEM LOCAL

Para a sua revitalização, o centro da cidade de São Paulo tem a seu favor a larga extensão, a boa infra-estrutura e o grande número de usuários -perto de 2 milhões.
É a opinião do urbanista espanhol Jordi Borja, 52, em São Paulo a convite da Associação Viva o Centro. Borja, que comandou projetos urbanísticos junto ao governo de Barcelona e escreveu vários livros sobre o assunto, acha que não é difícil recuperar uma área central em decadência, citando exemplos de sucesso em países como EUA, Itália, França e Espanha.
"O problema é que muitas vezes não se faz nada. Os governos deixam que o mercado resolva os problemas da cidade, mas só o mercado não é suficiente", diz Borja. "É preciso haver vontade política para se pôr o mercado a serviço da cidade e não a cidade a serviço do mercado."
Borja está participando do Encontro Preparatório ao Seminário Internacional Centro Século 21, programado para setembro de 95, que vai discutir funções urbanas da área central das cidades no próximo século.(Sérgio Malbergier)

Texto Anterior: Câmara aprova projeto de Maluf para orçamento
Próximo Texto: "Prêmio Fachada" elege dez vencedores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.