São Paulo, terça-feira, 13 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vendas crescem 27%, mas os clientes vão receber com atraso

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

A indústria de brindes volta a crescer em 1994, depois de quatro anos consecutivos de queda.
O setor fecha o ano faturando US$ 1,171 bilhão, 27% mais do que em 1993 e 6,4% acima de 1989, último ano bom de vendas.
Além disso, é a primeira vez que os fabricantes de brindes vão entregar parte significativa das encomendas do Natal só depois das festas, em janeiro de 1995.
"Cerca de 30% dos pedidos do Natal vão chegar aos nossos clientes entre a última semana de dezembro e o início de janeiro", diz Carlos Alberto Naka, diretor da D'Oggi Articuli, especializada em brindes de acrílico.
João Rothschild, diretor-presidente da Brindes Pombo, confirma o atraso. A sua empresa, por exemplo, vai entregar 10% das encomendas em janeiro.
Segundo ele, a maioria concorda em receber os produtos só no ano que vem porque as grandes firmas entram em férias coletivas entre o Natal e o Ano Novo.
Mesmo assim, a empresa, que produz agendas e pastas de couro e, ainda, importa canetas e canivetes, perdeu negócios por causa do prazo de entrega.
"Deixamos de vender 41 mil agendas para a o Banco Econômico, 15 mil para a Fiat e 3.000 para SAG Rolamentos por causa de prazo", diz Rothschild.
Raul Sérgio Bueno Charoux, dono da Modulo Art, que trabalha com canetas, relógios e canivetes importados, diz que recusou pedidos para o Natal porque não dá mais tempo para trazer as mercadorias do exterior.
Na prática, explica Milson Massuda, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Brindes (Anfab), a maioria das empresas preferiu aguardar os reflexos do Plano Real e o resultado das eleições, antes de fechar o volume de encomendas para o Natal.
Resultado: os pedidos, normalmente feitos em agosto e setembro, começaram a sair depois da segunda metade de outubro.
Houve uma concentração de pedidos e a indústria de brindes ficou sem tempo hábil para providenciar a compra de matéria-prima e importar em volume suficiente.

Texto Anterior: Procura por crediário sobe 48% no fim de semana
Próximo Texto: Entrega pode ser antecipada para março
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.