São Paulo, terça-feira, 13 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Da água para o vinho

FÁBIO SORMANI

Há algumas colunas escrevi que apostar no Dallas Mavericks era apostar no futuro. Imaginei algo para daqui a duas, três temporadas. Dallas brigando pelo título do Pacífico, quem sabe da NBA.
Mas não apostava no curto prazo. Afinal, esse time do Dallas é muito jovem. Só para você ter uma idéia, quando o técnico Dick Motta estreou na profissão, Roy Tarpley tinha 3 anos, Morlon Wiley, 2, e Terry Davis, 1. Os outros, nem sequer tinham nascido.
Com a chegada de Dick Motta, o Dallas mudou. Nas mãos de Quinn Buckner, o técnico anterior, nada dava certo. Jamal Mashburn, a estrela texana, não gostava do treinador. Brigas constantes.
Motta foi eleito o "Coach of the Month" (técnico do mês) em novembro, graças à campanha de sete vitórias e quatro derrotas. Um excelente começo para um time que na temporada passada só foi atingir a quarta vitória em fevereiro. Este, aliás, foi o melhor início de campeonato do Dallas desde 88/89, quando o time venceu oito partidas e perdeu três.
Com Dick Motta afinado com o grupo, suas principais estrelas, Mashburn e Jim Jackson, começaram a jogar bola. Jamal, por exemplo, marcou 50 pontos na vitória dos Mavericks sobre os Bulls, em Chicago, no dia 12 de novembro. Quatorze dias depois, Jackson igualou o recorde do companheiro, na vitória sobre os Nuggets.
Foi a sexta vez na NBA que dois companheiros de time marcaram 50 ou mais pontos em uma mesma temporada.
Junto com Mashburn e Jackson, um outro jogador tem se destacado: o armador Jason Kidd, um "rookie" vindo da Universidade da Califórnia. Kidd mudou o jeito de jogar do Dallas. Tornou a equipe mais rápida e agressiva e deixou as duas estrelas do time à vontade na quadra.
Kidd, sem contar a rodada de ontem, está ranqueado em 14º lugar no quesito assistências, com média de 7,3 por partida –o bambambam é John Sotckton, com 11,4. Mas é no rebote que Kidd vem se destacando. Tanto que é o líder entre todos os armadores da liga, com média de 6,2 por jogo.
Com a ascensão do time, jogadores inexpressivos cresceram. O pivô Popeye Jones é o terceiro melhor reboteiro da NBA, com média de 12,2 por jogo, à frente de Shaquille O'Neal, Patrick Ewing e Hakeem Olajuwon.
Ainda penso que apostar no Dallas seja prematuro. Mas que o time vai dar muito o que falar nesta temporada, isso vai. É só anotar.

Texto Anterior: Menotti deixa o Boca e se lança na política
Próximo Texto: Kings perdem 22º jogo seguido em Portland
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.