São Paulo, terça-feira, 13 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Russos combatem na Tchetchênia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Tropas da Rússia e da Tchetchênia entraram em choque ontem pela primeira vez desde que Moscou decidiu enviar tropas para reprimir os separatistas tchetchenos.
Forças do líder tchetcheno Djokar Dudaiev lançaram foguetes contra duas colunas russas em Dolinskoye, a 25 km de Grozni, capital tchetchena. Os russos responderam com ataques de helicópteros e caças-bombardeiros contra os lançadores de foguetes e tanques dos tchetchenos.
A agência russa de notícias "Itar-Tass" disse que civis morreram. Os tchetchenos disseram ter destruído quatro tanques russos sem sofrer baixas.
Dudaiev, ex-general da Aeronáutica da URSS, disse que o ataque aos russos deixou 70 mortos.
Ao mesmo tempo em que ocorria o confronto em Dolinskoye, aviões russos bombardearam posições militares no norte de Grozni. Não houve informes sobre baixas.
Em 91, a então república autônoma da Tchetchênia-Inguchétia declarou sua independência da Federação Russa.
O presidente russo Boris Ieltsin enviou tropas que ficaram três dias cercadas no aeroporto por soldados de Dudaiev e depois voltaram para a Rússia.
No ano seguinte a Inguchétia se separou da Tchetchênia e se integrou à Federação Russa.
Nenhum país reconheceu a independência da Tchetchênia.
Até este ano, a Rússia não mais se envolveu com a Tchetchênia. Em julho passado, Moscou acusou a república de abrigar gangues de criminosos que agem na Rússia.
Enquanto se lutava na tchetchênia, russos e tchetchenos começaram uma rodada de negociações em Vladikavkaz, na Ossétia do Norte. Os tchetchenos exigem a imediata suspensão do embargo econômico imposto pela Rússia.
A Rússia afirmou que sua estratégia é isolar Grozni mas não tomar a cidade. Isso obrigaria os tchetchenos a ceder e evitaria um número elevado de baixas.
Os líderes da Tchetchênia acusam a Rússia de declarar guerra a sua região lançando a maior ofensiva militar desde o ataque soviético ao Afeganistão em 79.
"Estamos certos aos olhos do mundo porque estamos defendendo nossas vidas e liberdade. Queremos negociações. Em vez disso, a Rússia começou uma guerra", disse Dudaiev a seus auxiliares, segundo Movladi Udugov, um dos seus assessores.
O ministro da Defesa russo, Pavel Grachev, disse que a Inguchétia declarou guerra à Rússia com o ataque de anteontem.
Os russos atravessavam o território da Inguchétia para chegar à Tchetchênia quando foram atacados. Pelo menos 30 blindados foram incendiados. Quatro pessoas teriam morrido e 12 ficado feridas.

Texto Anterior: Argentina marca eleição para maio; Morre envolvido em escândalo francês; Consumo de drogas cresce nos EUA; Higuchi ameaça fazer greve de fome; Elders diz que não retira declaração; Durán-Ballén é hospitalizado; Cingapura rejeita apelo por portuguesa; Editora nega ter sabotado livro do papa
Próximo Texto: Ação militar embaralha cena política russa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.