São Paulo, terça-feira, 13 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tribos enfrentavam cossacos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os tchetchenos lutavam contra os russos antes mesmo de constituírem qualquer unidade política.
As várias tribos muçulmanas tchetchenas que dominavam as montanhas da região resistiram durante 40 anos ao Império Russo. Unidas pela primeira vez sob a liderança de Shamyl, um místico muçulmano, as tribos tchetchenas enfrentaram os cossacos postos ao longo da fronteira.
A fama de ferozes e violentos bandos de inimigos marcou a imagem dos tchetchenos para os russos desde o século 19.
A capital da Tchetchênia é originada de uma antiga guarnição de cossacos. O nome da cidade –Grozni– significa "temível", em russo.
Desde o colapso da URSS, tchetchenos são acusados de liderar as mais perigosas gangues de crime organizado que atuam no território da ex-URSS.
No ano passado, dois funcionários tchetchenos foram mortos por causa de conflitos entre gangues criminosas em Londres. Meses depois, um dos assassino se suicidou em uma prisão do Reino Unido.
A estratégia russa para derrubar Dudaiev foi tentar expllorar desentendimentos entre facções. A população russa teme que o envolvimento do Exército russo na Tchetchênia se transforme numa aventura tão sem proveito quanto a invasão do afeganistão em 1979.

Texto Anterior: Ação militar embaralha cena política russa
Próximo Texto: EUA e França querem tropas de paz na Bósnia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.