São Paulo, terça-feira, 13 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA e França querem tropas de paz na Bósnia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

EUA e França defenderam ontem a permanência das forças de paz da ONU na Bósnia e o reforço de sua atuação. Alemanha e Dinamarca também se disseram a favor da permanência das tropas.
A retirada da ONU tem sido cogitada devido aos ataques dos sérvios contra os "capacetes azuis".
Em Bruxelas, a Otan (aliança militar liderada pelos EUA) discutiu o fornecimento de cobertura militar a uma eventual retirada da ONU. Os EUA, que se recusam a fornecer soldados para as forças de paz, aceitariam enviar metade da tropa de apoio.
O líder dos rebeldes sérvios, Radovan Karadzic, disse que a presença de tropas da Otan transformaria a Bósnia num "novo Vietnã". A artilharia sérvia atacou ontem as cidades muçulmanas de Bihac (noroeste da Bósnia), Tuzla (centro) e Zenica (norte).
Em Velika Kladusa, perto de Bihac, os sérvios atacaram com foguetes um blindado da ONU, ferindo quatro soldados bengaleses. Um quinto soldado da ONU foi ferido por franco-atiradores sérvios ao tentar socorrer seus colegas.

Texto Anterior: Tribos enfrentavam cossacos
Próximo Texto: Franceses fazem campanha contra foie gras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.