São Paulo, terça-feira, 13 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juízes da Operação Mãos Limpas vão interrogar Berlusconi hoje

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O premiê italiano, Silvio Berlusconi, será interrogado hoje pelos juízes da Operação Mãos Limpas na investigação de supostas propinas pagas por suas empresas.
O grupo Fininvest (de propriedade do premiê) é acusado de ter pago suborno a fiscais da receita. O irmão do premiê, Paolo Berlusconi, já foi preso em meados do ano por esse motivo. Paolo reconheceu ter feito os pagamentos.
Berlusconi voltou a se declarar inocente. O premiê já jurou sobre a cabeça dos filhos que nada sabia sobre a corrupção, embora fosse na época o presidente do Fininvest.
O juiz Arnaldo Valente anunciou sua renúncia em carta ao presidente da Itália, Oscar Scalfaro.
Ele afirma estar sendo vítima de uma campanha difamatória por parte da oposição e da imprensa por ter transferido de Milão para Brescia (norte) um processo que envolve fiscais da receita –um caso semelhante ao de Berlusconi.
O mais famoso juiz da Operação Mãos Limpas, Antonio di Pietro, renunciou na semana passada, alegando estar sendo usado politicamente por diversos grupos.
A crise política italiana continua grande. O ministro do Interior, Roberto Maroni, da Liga Norte, disse ontem que o país poderia ter "um líder diferente".
A Liga Norte, um dos partidos que dá sustentação ao premiê, tem sido muito crítica em relação a Berlusconi.
Uma eventual queda do governo derrubou o índice da Bolsa de Valores e a cotação da lira. O premiê disse que não vai renunciar.
Líderes dos três maiores sindicatos do país se reúnem hoje com membros do governo para discutirem reformas nas pensões.

Texto Anterior: Saída de Delors abre caminho para direita
Próximo Texto: China detém suspeito de incêndio que matou 325
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.