São Paulo, terça-feira, 13 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Monte seu kit básico de ferramentas

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Manter um jogo de ferramentas em bom estado no porta-malas é imprescindível em casos de panes mecânicas, troca de pneu ou de manutenção do carro.
A falta de chave de roda e de chave de fenda, por exemplo, além de equipamentos como macaco, triângulo, extintor de incêndio, cinto de segurança e estepe, dão multa de R$ 39,60. O veículo ainda pode ser apreendido.
O professor de mecânica Hans Havache diz que, além dessas ferramentas, o motorista deve ter um kit básico complementar.
O pacote inclui jogo de chaves de fenda (em três tamanhos), alicate, chaves de boca fixa e estrela, chave "allen" (com ponta em formato hexagonal), chave de vela, chaves em "L" (para locais de difícil acesso) e um martelo –com cerca de 400 gramas– do tipo bola ou pena.
Marcos Oliveira, gerente de marketing da fabricante de ferramentas Stanley, recomenda conservá-las limpas e secas. "Guardá-las em local que não tenha umidade aumenta a sua vida útil e conserva sua eficiência".
As ferramentas de corte perdem o fio se ficarem muito tempo guardadas. Elas devem estar sempre afiadas.
É recomendável aplicar óleo antiferrugem na superfície das ferramentas para preservá-las.
Além do kit básico de ferramentas, são equipamentos importantes: um par de cavaletes, calibrador de pressão de pneus, lâmpada de inspeção, um par de luvas, óculos especiais, cerca de um metro de mangueira e cabo de força para recarregar a bateria.
Havache esclarece que antes de começar um determinado conserto é necessário tomar algumas medidas de segurança:
1. esperar o motor esfriar; 2. desliguar o negativo dos terminais da bateria; 3. retirar anéis, pulseiras, gravata e proteger o cabelo; 4. calçar as rodas do carro e nunca ficar debaixo do carro quando estiver suspenso apenas pelo macaco.

Texto Anterior: Versão 95 da CBX 200 chega às revendas; Ducati lança modelo com a marca Senna ; Ford aumenta a importação do Taurus ; Concessionárias vão abrir aos sábados; Alphaville ganha loja da rede Varga
Próximo Texto: Trava ajuda a inibir o furto do automóvel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.