São Paulo, terça-feira, 13 de dezembro de 1994
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Trava ajuda a inibir o furto do automóvel

MARCELO TADEU LIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Na hora de se prevenir contra a crescente onda de furtos de veículos, muitos motoristas procuram auxílio nos inúmeros modelos de travas mecânicas, instaladas em pedais, freio de mão, câmbio ou no volante.
"As travas previnem também pelo aspecto visual. Um ladrão procura sempre um carro que não ofereça maior resistência para ser furtado", afirma Murilo Escolastico, 48, dono da Crissom.
As travas mais comuns, encontradas em praticamente todas as lojas de autopeças, são as de pedal (ou bengala), acoplando o volante com o pedal de freio.
Podem ter cadeado, fechadura ou até segredo. São modelos baratos que não evitam o roubo, mas dificultam a ação dos ladrões.
Esse tipo de trava pode ser retirado sem maior esforço. Forçando-a até que saia do pedal, ou quebrando parte do volante.
No mercado há mais de 30 anos, a trava Carneiro é uma das mais completas.
Uma pequena caixa de aço é instalada (em lojas especializadas) abaixo do painel do veículo.
Acionado por uma chave tetra (de quatro lados), o sistema trava o pedal de freio.
A Carneiro leva vantagem sobre os outros modelos pela rapidez ao ser desativada pelo motorista.
A Mul-T-Lock, de tecnologia israelense, é instalada em lojas especializadas na parte frontal do câmbio do veículo.
Outra peça, em forma de U, trava o sistema e impede movimentos da alavanca de marchas.
O motorista retira ou coloca esta peça em poucos segundos.
Já a trava Dobermann não necessita de instalação especializada, nem de furos na lataria.
Um cilindro de aço, com dobradiça, é instalado sobre o freio de mão e a alavanca de câmbio, impedindo o acionamento dos dois componentes.

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