São Paulo, quinta-feira, 15 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ICMS já é cobrado em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

O governo paulista começou a cobrar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço dos produtos importados, através dos Correios, pelas pessoas físicas. O efeito da decisão é retroativo às compras feitas desde 1989.
Sebastião Zorzeto, diretor de Administração Tributária da Secretaria da Fazenda, disse que o ICMS, apesar de não ter sido cobrado até agora nas compras internacionais feitas através dos Correios, sempre foi devido.
O imposto varia de 12% a 25% conforme os produtos. Bebidas e outros objetos considerados supérfluos pagam a alíquota mais alta.
A Secretaria da Fazenda decidiu cobrar o ICMS devido ao aumento de importação feitas através dos Correios desde novembro, quando foi reduzido o Imposto de Importação. "O imposto sempre foi devido mas sua cobrança é uma questão de oportunidade", disse.
Segundo a secretaria, os fiscais já foram acionados para abordar os importadores da sede dos Correios. O trabalho foi prejudicado pela greve dos Correios.
A Fazenda vai solicitar à Receita Federal a lista dos consumidores importadores de São Paulo. O ICMS deve ser pago pelo consumidor que fez a importação e não por empresas que intermediam esta operação, como as de catálogo.

Texto Anterior: Greve dos Correios pára 93% das agências em SP
Próximo Texto: Discurso de FHC faz Bolsa subir 2,93%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.