São Paulo, segunda-feira, 19 de dezembro de 1994
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Brasileiro é individualista

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

No capítulo das diferenças, a pesquisa intitulada "Teens do Mercosul: o futuro tem dono" aponta que os jovens argentinos denotam maior identificação com ideais coletivos e comunitários e à tradição do casamento.
Já os teens brasileiros, constatou o levantamento, parecem mais inclinados ao individualismo.
É também superior o número de jovens brasileiros de classe média para os quais a entrada no mundo adulto parece ter sido adiada para os 25 anos. Cerca de 84% deles –contra 69% dos argentinos–, não têm pressa de sair de casa.
"Esse prolongamento da infância abre oportunidade para uma gama de produtos, do ovo Kinder às camisetas com motivos do Mickey e do Rei Leão", exagera a publicitária.
Outra constatação que surgiu na pesquisa, com repercussões nos negócios diz respeito à necessidade que o jovem demonstra de "reinventar" o mundo.
Seis entre dez entrevistados afirmaram preferir um livro que deixa em aberto o final da história.
"O futuro será generoso com as empresas menores e mais flexíveis capazes de aderir à onda do nada acabado", diz a publicitária Kenya Couto. Isso significa produtos e serviços que possibilitam ser modelados com ajuda do consumidor.
(NB)

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