São Paulo, sexta-feira, 23 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sob pressão, Senado aprova verba para o Sivam em regime de urgência

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA E DA REPORTAGEM LOCAL

O senado aprovou na noite de quarta-feira os empréstimos externos para o Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia). O governo fez forte lobby pela aprovação.
Os projetos, fora da pauta, foram votados em regime de urgência sob a alegação de ser assunto de "segurança nacional".
A pressa era tanta que não deu tempo sequer de os senadores receberem uma cópia dos projetos de resolução. O senador Gilberto Miranda (PMDB-AM) deu parecer oral a favor dos empréstimos.
Miranda vinha retardando o parecer e questionando as condições dos empréstimos e de contratação das empresas fornecedoras de equipamentos para o Sivam.
O governo a pressionou para que a autorização dos empréstimos fosse votada diretamente pelo plenário do Senado em regime de urgência, sem passar pela comissão de Economia.
O Sivam será um sistema integrado de vigilância, combinando radares, aviões com sensores e imagens de satélite. Deve ser implantado em sete anos.
Sem a aprovação do endividamento, o governo não teria como assinar os contratos do Sivam.
São cinco empréstimos, que vencem ao longo de 18 anos. O custo do Sivam é de US$ 1,4 bilhão, mas com os juros o governo brasileiro pagará US$ 2,8 bilhões.

Texto Anterior: 'Até a volta', diz Itamar em nova despedida
Próximo Texto: Para ACM, crítica de Bresser atinge FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.