São Paulo, sexta-feira, 23 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aeronáutica entra na operação

RONALDO SOARES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Aeronáutica participou ontem, pela primeira vez, da Operação Rio. Ao lado do Exército e das polícias militar e civil, ocupou o morro do Barbante, na Ilha do Governador (zona norte do Rio).
A Aeronáutica trouxe duas novidades à operação. A primeira foi a utilização de oficiais femininas da Força Aérea Brasileira na linha de frente da incursão à favela.
As oficiais revistaram casas e ajudaram a vasculhar o morro –até então, a presença feminina estava restrita à participação de mulheres PMs no cerco montado na entrada dos morros.
Outra inovação foi a presença de um médico da Aeronáutica na operação –batizada de "Água 1". Ele examinou os suspeitos detidos antes de encaminhá-los para um interrogatório.
O objetivo da medida era evitar que os detidos alegassem espancamento ou agressão pelos militares, segundo informou o major Luiz Selva, da 5ª Seção do Comando Militar do Leste.
Segundo o major, o morro do Barbante foi escolhido por ocupar uma posição estratégica para o tráfico de drogas e o contrabando de armas –a favela fica próxima à baía de Guanabara e ao Aeroporto Internacional do Rio.
A ação também teve como objetivo proteger a vila militar que fica ao lado da favela. A vila está situada na linha de fogo das quadrilhas de traficantes rivais do morro.
A ação foi planejada a partir de um estudo feito pelo Grupo Aéreo de Recife, especializado em detalhamento fotográfico aéreo. A ocupação começou às 4h30 e mobilizou cerca de mil oficiais, sendo 900 da FAB.
Um helicóptero trazido do Mato Grosso para treinamento nesse tipo de operação juntou-se a um outro helicóptero da FAB nas funções de patrulhamento aéreo. Três blindados foram utilizados. Dos 30 suspeitos detidos até as 12h, dois foram encaminhados à Polícia do Exército por porte ilegal de armas. Não houve apreensão de drogas.

Texto Anterior: Exército faz primeira ação fora do Rio
Próximo Texto: O extraordinário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.