São Paulo, sexta-feira, 23 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe isola molécula capaz de bloquear HIV

Proteína é responsável pela reprodução do vírus

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Bloquear a ação de uma enzima pode impedir o vírus da Aids de se reproduzir no organismo, sugerem dois estudos publicados hoje na revista Science.
Cientistas dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA em Bethesda (Maryland) identificaram detalhes da estrutura de uma enzima presente no HIV, e não em células humanas.
Segundo eles, essa enzima, chamada HIV integrase, é fundamental para que o HIV consiga se reproduzir nas células humanas.
A enzima é responsável por inserir o código genético viral no DNA (molécula que constitui o material genético) das células humanas infectadas.
O fato de a enzima estar presente apenas no HIV torna-a atraente para ser usada em tratamentos anti-Aids. O risco de um droga direcionada contra ela atingir acidentalmente moléculas humanas é minimizado.
Em outro estudo, cientistas da Universidade Columbia, em Nova York, relatam a identificação de uma proteína humana que foi capaz, em laboratório, de se associar com força à enzima.
A força dessa associação, segundo o estudo, parece facilitar a atividade da HIV integrase e a infecção das células pelo vírus da Aids.
Segundo comentário na Science, as duas descobertas reunidas podem levar a uma alternativa prática para bloquear a ação da HIV integrase e impedir que o HIV se reproduza no organismo.
Para conseguir isso, os cientistas têm de desenvolver um método prático que impeça a atividade conjunta das duas moléculas no organismo humano.

Texto Anterior: Dois morrem em tiroteio na Barra
Próximo Texto: Oculista guarda olhos de Einstein desde 55
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.