São Paulo, sexta-feira, 23 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oficina mostra 'A(u)to Eró(t)ico de Natal' ;Santinho

ELVIS CESAR BONASSA
DA REDAÇÃO

Oficina mostra 'A(u)to Eró(t)ico de Natal'
Grupo de Zé Celso Martinez Correa apresenta no domingo a peça 'Mistérios Gozozos', de Oswald de Andrade
O grupo teatral Uzyna Uzona, dirigido por Zé Celso Martinez Correa, vai mostrar no domingo de Natal a peça "Mistérios Gozozos", de Oswald de Andrade, no teatro Oficina (região central). A representação começa às 21h. Será um "A(u)to Eró(t)ico de Natal".
É uma apresentação especial. A estréia oficial da peça está prevista para o dia 25 de janeiro.
"Mistérios Gozozos", última peça escrita pelo modernista Oswald de Andrade, se passa no Rio de Janeiro. É a história de um santeiro, cuja mulher está grávida. Como não pode fazer sexo com ela, o santeiro sai pela zona de prostituição do mangue e encontra Eduléia –por quem se apaixona.
Um dos mistérios que dão título à peça é o nascimento, o "natal", da filha do santeiro, que acaba se tornando uma menina de rua.
"Numa encruzilhada humorosa, os apartheids de todas as diferenças se comem e no final criam o happy end da riqueza do ócio da democracia das diferenças: Jesus das Comidas e Satã, banqueiros globais e reencarnações de Marx, putas do mangue e senhoras católicas, o São Jorge do Exército, o São Jorge dos Traficantes", na resenha dionisíaca divulgada pelo Oficina.
Santinho
Para bancar a montagem de "Mistérios Gozozos", o Uzyna Uzona lançou bônus para o "público de ponta". Ao comprar o bônus –um santinho com a foto do autor, identificado como "Sto. Oswald"–, o espectador se torna co-produtor do espetáculo.
Foram feitos 2.200 bônus, o que corresponde ao público de cinco espetáculos. Quem compra o bônus, por R$ 20, preço de um ingresso, pode assistir à apresentação especial de domingo e ver o espetáculo durante a temporada que deve se iniciar em janeiro.
Segundo a divulgadora da peça, Lucia Rocha, o bônus dará direito também a um desconto especial de 50% em todas as peças montadas pelo Uzyna Uzona no Oficina.
O Oficina deveria estar recebendo recursos de um convênio com o governo do Estado de São Paulo, que iria garantir a manutenção do teatro e 50% dos gastos de pelo menos uma produção por ano.
Prometido pessoalmente pelo governador Luiz Antonio Fleury Filho, esse convênio acabou sendo barrado pela assessoria jurídica do governo. Está, agora, em reelaboração na Secretaria da Cultura.
A secretaria afirma que estão sendo feitos os ajustes necessários no texto, para cumprir as exigências formais da assessoria jurídica, e que não há prazo para a assinatura.

Peça: Mistérios Gozozos À Moda de Um A(u)to Eró(t)ico de Natal
Direção: José Celso Martinez Corrêa
Com: Pascoal da Conceição, Alleyona Cavalli, Marcelo Drummond, Zé Celso Martinez Correa, Veronica Tamaoki, Paula de Paulo e Joaquim Soares
Quando: domingo, às 21h, com duração prevista de 90 minutos
Onde: Teatro Oficina (r. Jaceguai, 520, região central, tel. 011/604-0678)
Quanto: R$ 20

Texto Anterior: Crianças merecem sacrifícios do Natal
Próximo Texto: Dinho's oferece mais que suas grelhas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.