São Paulo, sexta-feira, 23 de dezembro de 1994
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Macaulay Culkin volta em 'Pagemaster'

HAROLDO CERAVOLO SEREZA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Filme: Pagemaster - O Mestre da Fantasia
Direção: Joe Johnston (cenas ao vivo) e Maurice Hunt (animação)
Com: Macaulay Culkin e Christopher Lloyd
Produção±e±roteiro: David Kirschner
Onde: Top Cine, Eldorado e Olido 1 (dublado)

Se seu filho foi malcriado o ano inteiro, leve-o ao cinema. Macaulay Culkin está de volta.
Preparando a chegada de "Riquinho", versão cinematográfica para a personagem em quadrinhos que deve estrear por aqui em janeiro, o garoto pateta dos "Esqueceram de Mim" chega hoje aos cinemas com "Pagemaster - O Mestre da Fantasia".
"Pagemaster" é tão sem graça quanto a cara de assustado do garoto. Além disso, a maior parte do filme é um desenho animado. Bem desanimador.
Depois de tentar fugir do bem em "O Anjo Malvado", Macaulay retorna ao menino dominado de "Meu Primeiro Amor".
Morrendo de medo de tudo, Richard Tyler, sua personagem, dono de uma bicicleta que mais parece um sinalizador de catástrofe nuclear, acaba entrando numa imensa biblioteca para fugir de uma tempestade.
Lá dentro, assustado com Pagemaster, o bibliotecário, procura a saída. Na correria, sobre uma rosa-dos-ventos, localizada ao centro do prédio, escorrega e cai. Os afrescos do teto começam a derreter, viram tinta e pumba: Richard é agora um desenho animado.
A partir daí, começa a visitar, junto com três livros –Aventura, Horror e Fantasia– uma série de conhecidas obras literárias. "Moby Dick", Gulliver, O Médico e o Monstro entre elas.
A talvez única grande sacada do filme é a idéia de os livros enxergarem na carteirinha de Richard o passaporte para eles poderem sair da biblioteca.
Mas a promessa que Richard faz aos livros se cumpre muito facilmente, num singular desprezo à imaginação, o único bom motivo que justificaria o filme.
Depois de muito corre-corre, o garoto consegue, finalmente, encontrar a saída. Pronto, Richard volta a ser gente.
Estamos no final. Não é difícil imaginar o que os livros fizeram com a personagem, que começou o filme como um garoto infeliz que temia a própria sombra.
Também não é complicado imaginar o que o garoto faz com a sua bicicleta, mesmo para quem tenha dormido mais da metade do filme.

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