São Paulo, sábado, 24 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gel desenvolvido em Bauru pela USP reduz dor de dente

LUIZ MALAVOLTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

A dor nos dentes, problema que atinge 20 milhões de brasileiros, já pode ser amenizada com um gel desenvolvido em Bauru (345 km a noroeste de São Paulo).
O gel, feito à base de oxalato de potássio, foi obtido após seis anos de pesquisas na Faculdade de Odontologia da USP (Universidade de São Paulo) de Bauru. O produto foi desenvolvido pelo professor José Carlos Pereira, 48, do Departamento de Dentística.
A indústria Art-Dent, de Araraquara (SP), está produzindo comercialmente o produto. Seu nome comercial é "Oxa-gel".
Segundo Pereira, ao ser aplicado, o gel elimina a sensibilidade dos dentes. Esta sensibilidade é provocada pela abertura de buracos na dentina –a parte do dente que fica sob o esmalte–, formando canais microscópicos que levam ao nervo dentário.
Os buracos surgem com a destruição do esmalte pelo consumo excessivo de refrigerantes, alimentos ácidos e falta de escovação correta. "Aberta esta passagem, o dente fica sensível e a pessoa sente dor com o ar, água, alimento e até na hora de escová-lo."
Segundo o pesquisador da USP, em um dente existem, em média, 30 mil buracos por mm2. Eles são tão pequenos que só podem ser vistos através de microscópicos. Pereira afirmou que o gel não cura a causa, mas elimina a dor.
Os testes apontaram que são necessárias até quatro aplicações do gel para conter a sensibilidade. "O gel deve ser aplicado pelo dentista por três minutos e levará à formação de cristais que tapam estes buraquinhos", afirmou Pereira. Ele disse que 80% dos dentes tratados tiveram o problema resolvido.
O pesquisador disse, porém, que o melhor para a saúde bucal é a prevenção. Ele diz que fazer a higiene bucal e não consumir alimentos ácidos são a melhor alternativa. "O refrigerante tem ácido fosfórico, que é um solvente capaz de destruir os dentes", declarou.

Texto Anterior: Ônibus bate em caminhão, causa 11 mortes e deixa 37 pessoas feridas
Próximo Texto: Receita tenta barrar retorno ilegal de cerveja brasileira exportada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.