São Paulo, terça-feira, 27 de dezembro de 1994
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Vídeo conta ascensão e queda do Nirvana

BIA ABRAMO
EDITORA DA ILUSTRADA

Vídeo: Live! Tonight! Sold Out! (importado)
Banda: Nirvana
Diretor: Kevin Kerslake
Projeto: Kurt Cobain
Finalização: Krist Novoselic, Dave Grohl, Steve MacCorkle
Músicas: "Aneurysm", "About a Girl", "Dive", "Love Buzz", "Breed", "Smells Like Teen Spirit", "Negative Creep", "Come as You Are", "Territorial Pissing", "Something in the Way", "Lithium", "Drain You", "Polly", "Sliver", "On a Plain"
Onde encomendar: Zeitgeist Music (r. 24 de maio, 62, 3º andar, loja 456, São Paulo; tel. 011/ 222-5126; fax 011/ 263-1385)
Preço: R$ 20

"Live! Tonight! Sold Out!" vale por uma história dos 40 anos de rock. O vídeo, concebido por Kurt Cobain e completado depois de sua morte em abril pelos remanescentes do Nirvana –o baixista Krist Novoselic e o baterista Dave Grohl–, enfoca o período em que a banda passou de mais um grupo de Seattle para "a maior banda punk do mundo", nas palavras de João Gordo, anunciando sua apresentação no Holywood Rock (93, Brasil).
Para além da uma homenagem evidente de Novoselic e Grohl ao líder/cantor/guitarrista, a trajetória do Nirvana pode ser estabelecida como um paradigma de toda a história de qualquer banda de rock. Em menos de cinco anos, Cobain, Novoselic e Grohl saltaram da pura e simples diversão de um grupo de amigos numa garagem qualquer a capas de revista e telas de televisão em todo o mundo; da ingenuidade de garotos recém-saídos da adolescência à deterioração das drogas e do dinheiro fácil; das apresentações em lugares pequenos e enfumaçados a shows em estádios enormes.
O material, reunido pela banda entre 91 e 93, é quase antropológico em sua preocupação de registrar cada detalhe dessa pequena tragédia da cultura pop: a destruição de um sonho que beira o ridículo em sua pureza e coragem adolescentes. Nos anos 60 ou nos 90, o desejo sempre foi o mesmo: encontrar um caminho individual e sincero na indústria cultural, entrar no jogo com suas próprias regras e sobreviver.
O dramático é que quem veio depois dos anos 60 já sabe que é impossível. O Nirvana, assim como todas as bandas dos anos 80 e 90, tinha a noção de história. Sabia do fim de Jim Morrison e de Sid Vicious; vieram depois da decadência patética de dezenas de bandas ou da dissolução de tantas outras. Portanto, sabiam que depois de um ponto, não há retorno.
Mesmo assim, "Live! Tonight! Sold Out!" também representa uma tentativa de entender como aconteceu, em que momento o caldo desandou. Ou por que foi acontecer exatamente com os indivíduos Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl. Essas inquietações salvam "Live!..." do mal de que padece a maioria dos vídeos sobre bandas: o tédio da auto-exaltação.
Com a acuidade só possível a quem estava profundamente imerso nessa viagem, mas ao mesmo tempo tinha uma dolorosa perspectiva histórica, as imagens relatam de maneira precisa e dolorosa a vertigem daqueles dias. Da mesma forma, o olhar oscila entre a candidez de brincadeiras no "backstage" e no banheiro de um avião ao impiedoso registro do rosto de Cobain deformado pela angústia, cantando "Lithium" –um dos mais perfeitos exemplos da capacidade que tinha o Nirvana de soar lírico e pesado numa mesma música.
Para os fãs brasileiros, uma surpresa, boa e má: há várias cenas do Nirvana no Brasil, mas as apresentações no Holywood Rock foram selecionadas como as mais emblemáticas do crescimento desordenado da banda e da degeneração de Cobain.
Momentos memoráveis: Cobain apanhando de um segurança depois de se jogar com guitarra e tudo no público de um lugar minúsculo no Texas e o hit máximo da banda, "Smells Like Teen Spirit", numa versão debochada e auto-irônica. O vídeo inclui um folehto que indica o local e data das gravações ao vivo e entrevistas para a TV.

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