São Paulo, sexta-feira, 11 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Miriam promete atrapalhar petista

CARLOS MAGNO DE NARDI
EDITOR-ASSISTENTE DA FOLHA ABCD

A auxiliar de enfermagem Miriam Cordeiro volta a atacar seu ex-namorado Luiz Inácio Lula da Silva. Miriam –que em 89 foi à TV afirmar que Lula tinha lhe proposto um aborto– diz pretender inviabilizar a eleição do petista através de revelações pessoais em um livro que ela acaba de escrever.
Uma das revelações feitas por Miriam é sobre uma suposta chantagem protagonizada por Lula. Segunda ela, já casado com Marisa Letícia da Silva, Lula propôs pagar uma pensão para sua filha Luriam desde que Miriam voltasse a manter relações constantes com ele. O livro ainda não tem editor e título. A idéia de produzi-lo surgiu em 90 através de conversas com um segurança do PRN. Lula não quis comentar as declarações de sua ex-namorada.
Folha - Você está escrevendo um livro sobre seu relacionamento com Lula. Ele já está concluído?
Miriam Cordeiro - Está pronto. Eu deixei o final dele em aberto porque tem acontecido muitas coisas. Quando estava para fechar veio o livro da Zélia (Cardoso de Mello). Aí deixei. Aí chegou a CPI do PC.
Folha - Quais são as revelações que você faz sobre o Lula no livro?
Miriam - O livro começa com o meu depoimento. Aí depois entra a minha infância, a minha juventude e tem uma parte sobre o meu relacionamento com o Lula. Tem o nascimento da minha filha (Lurian). Depois entra o meu casamento com o pai de meus dois filhos e que hoje é falecido. Até chegar em 1989.
Folha - No livro você trata o lado pessoal do Lula?
Mirim - Sim. Como pessoa. A minha briga com ele não é como político é como pessoa. Então se eu não acredito na pessoa, eu vou lutar enquanto puder para impedir que essa pessoa chegue ao poder.
Folha - Você pode relatar alguma dessas passagens?
Miriam - Olha, para eu soltar a nitroglicerina para você aí perde o tesão do livro e não tem mais porque soltá-lo. Em 89 eu fiz tudo gratuitamente. Não recebi nada. Então hoje se alguém, um político ou alguém da imprensa chegar para mim e dizer "Miriam abre" eu abro.
Folha - Com os novos depoimentos você quer destruir a candidatura de Lula?
Miriam - Eu não sei. Depende dele.
Folha - O que isso significa?
Miriam - O que você acha de um cara que te recebe com uma criança com uma infecção intestinal e ele te pergunta: por que você não vai no INPS? Quando ela (Lurian) estava aos cinco anos eu tentei negociar uma pensão para ela. Disse você não dá nada e tem que ajudar. Aí ele diz "eu posso até fazer isso por você desde que você comece a sair comigo de novo". E eu respondi que não tinha me prostituído para criar a minha filha. Isso está no livro.

Texto Anterior: Lula faz discurso moderado a empresários
Próximo Texto: Quércia enfrenta problemas para obter apoios à sua candidatura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.