São Paulo, sexta-feira, 11 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC tenta forçar compra de NTN pelos fundos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banco Central trava hoje uma queda-de-braço contra os fundos de pensão de empresas públicas, para forçar as entidades a comprarem NTN-R –títulos cambiais com prazo de dois e dez anos, com que o governo quer financiar sua dívida em períodos mais longos. Na abertura da oferta pública, às 11h30, o BC entra na Justiça com pedido de suspensão da liminar concedida aos fundos desobrigando-os da compra dos papéis.
São várias as dificuldades do BC para dobrar os fundos: liminar concedida à Abrapp (Associação Brasileira das Entidades de Previdência Privada) contra a obrigatoriedade da compra das NTN-R, liminares iguais obtidas pelos beneficiários da Previ ( Banco do Brasil), Portus (Portobrás) e Finep (Ipea), e o prazo de 12 meses que os fundos têm para atingirem o percentual de aplicação.
Os fundos alegam terem sido surpreendidos pela decisão do governo de realizar o leilão no início do mês. Os técnicos do BC argumentam que apenas iniciaram o processo de oferta das NTN-R.

Texto Anterior: Deputado acusa Telebrás de irregularidade
Próximo Texto: Transporte de camaleão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.