São Paulo, sexta-feira, 11 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil vai enviar 850 soldados a Moçambique

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Brasil está aguardando apenas que a ONU fixe data para que 850 soldados brasileiros integrem a força de paz das Nações Unidas em Moçambique (África). O envio da tropa foi autorizado anteontem pelo Senado e atende ao pedido da ONU, feito em outubro, de que o Brasil intensifique sua presença na manutenção da paz mundial.
Serão enviados 700 homens da Brigada de Infantaria do Exército, no Rio de Janeiro, e outros 150 da Marinha e da Aeronáutica, todos com armamentos leves. O custo da operação é estimado em US$ 71 milhões e cerca de 20% será assegurado pela ONU. Não há previsão para o retorno dos soldados.
O trâmite burocrático para o envio da tropa iniciou-se logo depois do pedido das Nações Unidas. Primeiro foram consultados os ministérios militares e depois o Ministério da Fazenda, que assegurou o repasse dos recursos do lado brasileiro. Em seguida, o Senado Federal apreciou o assunto na Comissão de Relações Exteriores. Os militares afirmam que esse tipo de operação é uma oportunidade para o adestramento da tropa e o intercâmbio com outras forças.

Texto Anterior: Sérvios já dizem que o bombardeio é inevitável
Próximo Texto: Greve deixa os russos sem rádio e televisão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.