São Paulo, sábado, 19 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiesp cobra devolução de impostos 'garfados'

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

O diretor do Departamento de Economia da Fiesp, Mario Bernardini, disse que o secretário da Receita Federal, Osiris Lopes, deveria primeiro devolver, "com correção e um pedido de desculpas", os impostos "garfados" dos contribuintes antes de dizer que vai mandar empresários para a cadeia.
Para Bernardini, Osiris "usa dois pesos e duas medidas" ao pedir a prisão de 20 empresários com base na medida provisória 427, que permite a detenção de depositários infiéis do Imposto de Renda Retido na Fonte, Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS).
"A Receita ameaça colocar empresários atrás das grades, mas se esquece de que está roubando os contribuintes ao não devolver o IPMF, recolhido de forma ilegal no ano passado, os empréstimos compulsórios sobre combustíveis e automóveis e Confins", disse.
"Em vez de recorrer ao autoritarismo, o secretário Osiris devia dar o exemplo devolvendo os impostos cobrados ilegalmente", afirmou. "Ou a Receita devolve ou alguém, o próprio secretário, tem que ir para a cadeia, porque roubar o contribuinte é um crime"
"É um absurdo o contribuinte ter que entrar na Justiça para cobrar o que a Receita lhe deve", disse. "Isso é um desrespeito ao contribuinte", afirmou.
Bernardini ressaltou que a Fiesp é contra a sonegação, porque a considera "uma concorrência desleal". Para ele, a Receita tem "uma larga margem" para aumentar a arrecadação com o combate sistemático aos sonegadores.

Texto Anterior: Governo vai propor corte nas estatais
Próximo Texto: Merril Lynch contrata Marcílio Moreira; Para Fleury, declaração de Itamar é inadequada; Lions pede mudança na representação política; Para Tasso, Itamar não teve culpa no caso Lílian; Ibama apura denúncia de escravidão do Acre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.