São Paulo, sábado, 19 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA debatem emenda contra déficit público

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Começa na segunda-feira o debate no plenário do Senado norte-americano da proposta de emenda constitucional com o objetivo de proibir a apresentação ao Congresso pelo presidente de orçamentos com déficit. A iniciativa é do senador Paul Simon, do Partido Democrata, o mesmo do presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, que se opõe à proposta.
Ontem foram encerrados os debates na Comissão de Orçamento do Senado. O principal adversário da medida, senador Robert Byrd, também do Partido Democrata, argumentou que sem déficits públicos muitas grandes obras que beneficiaram o país não teriam sido realizadas. Citou como exemplo a compra feita em 1803 pelo então presidente Thomas Jefferson, de grande parte do atual território do sul dos Estados Unidos.
Para ser aprovada, a emenda precisa do apoio de dois terços do Senado, dois terços da Câmara e da maioria absoluta nos legislativos de dois terços dos 50 Estados do país.

Texto Anterior: Menem afirma que não é namorador
Próximo Texto: Fome ameaça 800 mil moradores de Cabul
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.