São Paulo, domingo, 20 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carteira de ações garante ganho de 55,64%

RODNEY VERGILI
DA REDAÇÃO

Gregorio Mancebo Rodriguez, administrador de carteiras de investimento e de "underwriting"da Corretora Patente, conseguiu uma rentabilidade líquida de 55,64% em suas aplicações de 17 de janeiro a 17 de fevereiro, contra uma variação da Ufir de 43,41% no período.
Rodriguez apostou nos papéis que os investidores estrangeiros estão de olho. Eles estão procurando aplicar em papéis dos setores de telefonia e de energia. A expectativa dos investidores é de que haja privatizações nesses setores ou, pelo menos, a participação da iniciativa privada em alguns serviços.
Rodriguez escolheu papéis com boa liquidez do setor elétrico –como Cemig PN e Cesp PN– e de telefonia, como Telesp PN.
O administrador da Corretora Patente procurou diversificar os investimentos no mercado acionário apostando também em papéis do setor agrícola.
Segundo o analista, o crescimento na quantidade de fertilizante comercializada em 1993 em relação ao ano anterior foi em torno de 15%. A expectativa é a de que a Manah tenha um resultado expressivo, por causa do aumento nas vendas.
A privatização de empresas da Petroquisa do setor de fertilizantes está fazendo também com que as companhias procurem reduzir seus custos. O efeito está sendo o de diminuição nos preços reais dos fertilizantes e um aumento na quantidade comprada pelos agricultores.
A capitalização dos agricultores está fazendo também com que as empresas de tratores tenham um resultado satisfatório, diz o analista. A Maxion vendeu 56% a mais de tratores em 1993 em relação ao ano anterior.
A divulgação das informações sobre o desempenho da Maxion no início do ano garantiu um ganho líquido das ações no período analisado de 118,13%.
Rodriguez diz que, nos últimos três anos, as empresas se reestruturaram e estão preparadas para um período de crescimento econômico. Ele observa que as empresas brasileiras estão capitalizadas com 70% de capital próprio para 30% de dinheiro de terceiros (endividamento).
Em países do Primeiro Mundo, a relação é exatamente inversa, uma vez que as empresas tomam empréstimos para financiar seu crescimento. Isso é impraticável no Brasil, por causa das altas taxas de juros do mercado financeiro. Para ele, as ações no Brasil ainda equivalem entre 65% e 70% do valor patrimonial. No México e Argentina os preços já estão de 2 a 2,5 vezes acima.
Rodriguez destinou parte do dinheiro para os fundos de commodities. Ele procurou o caminho seguro da renda fixa e a garantia de liquidez diária com rentabilidade, após a carência de 30 dias.

Texto Anterior: Fiat deslancha New Holland no Brasil
Próximo Texto: Bolsa ainda é alternativa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.