São Paulo, domingo, 20 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trechos escritos à mão prejudicam o candidato

DA REDAÇÃO

Nada impede que o candidato envie seu currículo para dezenas de empresas. Mas, nesse caso, o cuidado com a reprodução do material deve ser redobrado. Cada exemplar deve parecer inédito, escrito especialmente para conquistar a vaga em questão.
"Escrever frases à mão, principalmente o objetivo, dá um sinal de que o candidato adapta rapidamente o currículo a cada oferta de emprego", afirma Gilberto de Moraes, 34, gerente de operação da Prócer, assessoria de recursos humanos do grupo Laerte Cordeiro.
Moraes analisou o currículo da analista de cargos e salários Mara Regina Ismael de Arruda (veja quadro ao lado). Embora o material seja curto (duas páginas) e os itens estejam bem distribuídos no papel, Moraes notou tratar-se de uma cópia e de ter diversos dados preenchidos à mão. O ideal, segundo o consultor, é fazer cópias em impressoras a laser ou datilografá-las em máquina elétrica.
Embora seja uma profissional de RH, a leitora comete alguns deslizes. No início da leitura, nota-se a ausência de informações pessoais (idade, estado civil, se tem filhos e telefone para recados). Outra falha são os auto-elogios no item "Qualificações", no qual cabe apenas a menção a habilidades genéricas.
A ordem dos itens pode ser revista. Moraes sugere começar pelos dados pessoais e depois acrescentar a qualificação, formação acadêmica, cursos e experiência profissional. Esse último também merece alguns retoques: seria conveniente incluir as atribuições de cada função, até mesmo para justificar os "20 anos de vivência profissional" no setor de RH.

Leitores podem enviar seus currículos, que serão selecionados exclusivamente para análise de consultores e publicação nesta seção, para Caderno Empregos - Seção "Seu Currículo" – al. Barão de Limeira, 425, 4.º andar, CEP 01290-900. A Redação considera que o autor do currículo consente com a publicação total ou parcial das informações nele contidas.

Texto Anterior: Cálculo dos encargos considera comissões?
Próximo Texto: Saiba por onde circula seu currículo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.