São Paulo, domingo, 20 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tonya e Nancy ocultam reais favoritas

DA REDAÇÃO

Fala-se apenas nas norte-americanas Tonya Harding e Nancy Kerrigan nestes Jogos Olímpicos de Lillehammer. O caso do atentado contra Nancy (veja quadro ao lado) ofuscou não apenas suas adversárias, mas todo o restante da Olimpíada. No entanto, as favoritas da prova de patinação artística feminina, que começa na próxima quarta-feira, são outras: a francesa Surya Bonaly, a ucraniana Oksana Baiul e a chinesa Chen Lu. O escândalo é justamente a maior chance das norte-americanas, na medida em que pode influenciar os juízes a favor de uma delas.
Surya e Oksana dividiram as atenções no Campeonato Mundial do ano passado, em Praga (República Tcheca). Surya, 20, era a favorita do torneio, mostrou uma técnica impecável, mas perdeu o título para o charme de Oksana, que foi mais perfeita na parte artística. Essa é a principal crítica feita à francesa: seus dotes atléticos não são compensados por uma criatividade que cative os juízes.
Oksana, 16, é a mais jovem campeã mundial da patinação desde a legendária norueguesa Sonja Henie, estrela dos anos 30 que virou atriz em Hollywood. Muitos comparam o estilo das duas. A história pessoal da ucraniana a torna ainda mais sedutora para o público: abandonada pelo pai aos 2 anos, órfã de mãe aos 13, aos 15 era campeã mundial. A técnica Galina Zmievskaia cuida de Oksana.
Chen Lu ficou atrás das duas no último Mundial. Ela vem de uma família de patinadores. Seu principal problema são as contusões nos ligamentos, provocados pelas quedas que ferem suas pernas frágeis.
Correndo por fora, vem a supercampeã alemã Katarina Witt. Medalha de ouro nos Jogos de 84 (Sarajevo) e 88 (Calgary), Witt, 28, ensaia um retorno difícil. Ela própria sabe que não é a mesma de antes, mas não se importa: "A Olimpíada vai ser divertida."
A prova de patinação artística será aberta na quarta-feira, com o programa técnico (exercícios obrigatórios). Na sexta, as medalhas serão decididas no programa livre.

Texto Anterior: Boa fase da Lazio é ameaça ao Milan
Próximo Texto: Shaquille O'Neal é o destaque na vitória do Orlando sobre o Seattle
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.