São Paulo, segunda-feira, 28 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crianças se intoxicam mais

TEREZA CRISTINA GONÇALVES
ESPECIAL PARA A FOLHA

A maioria das intoxicações com produtos químicos ou medicações acontecem dentro de casa. Ocorrem principalmente por acidente e suas vítimas preferidas são as crianças pequenas (menores de seis anos).
Os sintomas e a gravidade do caso são muito variáveis. Depende do produto ingerido e em qual quantidade, do tempo entre a intoxicação e a procura de socorro médico e da via utilizada ( por boca, veia, pele ou inalação).
Outro responsável pelo problema pode ser o uso indevido de medicações prescritas por médicos. Pessoas idosas ou pais que medicam seus filhos podem se enganar na dosagem.
Apenas uma pequena parte dos pacientes exige cuidados médicos intensivos. Os casos mais graves e por vezes fatais são na maioria (60% a 90%) de pessoas que tentaram o suicídio.
É uma "doença" fácil de se prevenir. Medicações, bebidas alcoólicas e produtos químicos de qualquer uso devem ser guardados fora do alcance de crianças. Alguns idosos e pacientes com risco de suicídio devem ter a medicação administrada por outra pessoa. Em caso de suspeita de intoxicação a pessoa deve ser imediatamente levada ao médico.

Texto Anterior: Líquidos e soro curam intoxicação alimentar
Próximo Texto: Diarréia, vômito e náusea podem ser sinais de cólera
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.