São Paulo, segunda-feira, 28 de fevereiro de 1994
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Segurar vela pode ser um bom negócio

MARCELO CHERTO
MARCUS RIZZO

MARCELO CHERTO; MARCUS RIZZO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Hoje vamos falar da franquia americana Wicks 'N' Sticks. Trata-se de uma rede de lojas que vende basicamente velas decorativas, além de essências, flores secas, sachês com "pot-pourris" de fragrâncias e outros itens decorativos. Alguns desses itens, principalmente velas, são fabricados por uma empresa do próprio grupo. A grande maioria, porém, é comprada de fornecedores espalhados pelo mundo inteiro.
A empresa franqueadora nasceu em 68 na forma de uma pequena lojinha de velas em Houston, Texas. Hoje controla três diferentes redes de franquias que somam cerca de 600 lojas em operação e faturam US$ 150 milhões por ano.
A empresa aposta no sucesso das franquias de artigos para casa. Dizem seus executivos que, hoje em dia, mais do que em outras épocas e certamente muito mais que nos anos 80, quando os yuppies só queriam agitar e ser vistos nos lugares da moda, a rapaziada de classe média está mais afim de ficar quieta em casa, chamar uns amigos para jantar lá mesmo e curtir o aconchego do lar.
Como parte da estratégia estabelecida pela empresa franqueadora, as lojas Wicks'N'Sitcks estão localizadas em pontos onde haja alto tráfego de pedestres, geralmente em shopping centers de alguma expressão. Escolhido o ponto, os especialistas em "real estate" (imobiliária) tratam da negociação para conseguir o menor aluguel possível para o franqueado, afinal, se um franqueado ganhar mais dinheiro e ficar mais feliz, o franqueador também vai faturar mais.
A própria empresa franqueadora cuida da construção e montagem da loja, a partir de um projeto, de um cronograma e de um orçamento previamente discutidos e aprovados de comum aocrdo com cada franqueado. Além disso, a empresa se preocupa em oferecer aos seus franqueados:
1 - Manuais de operação de boa qualidade;
2 - Treinamento completo, em sala de aula e na base do "mão na massa", tanto para o dono de cada loja como para seus empregados;
3 - Um esquema de negociações (não de compras) centralizadas de estoques;
4 - Consultoria de campo permanente e muita coisa mais.
Quem quiser saber mais a respeito deve escrever para Deborah Steinberg, P. O. Box 4586, Houston, TX, 77210-4586 EUA.

MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO são diretores da Cherto & Rizzo Franchising e do Instituto Franchising, professores da Franchising University e da FGV, escritores e conferencistas.

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