São Paulo, segunda-feira, 28 de fevereiro de 1994
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Outlets, crianças e cupons

HELCIO EMERICH
DIRETO DA FÁBRICA

Os estabelecimentos tipo outlet (que conceitualmente se poderia entender como "lojas de fábrica" e que começam a proliferar no Brasil) são a grande tendência do varejo nos EUA. Anteriormente situadas em locais distantes dos centros urbanos, eles começam a invadir as áreas centrais das grandes cidades, ocupando espaços superiores a 50 mil metros quadrados. De acordo com o OMG (Outlet Marketing Group), com sede na cidade de Orange, Connecticut, que publica um guia anual das lojas de fábrica em atividade nos EUA, já existem 10 mil outlets instalados naquele país. E a previsão é de que até o final desta década serão abertos 2.000 novos estabelecimentos do gênero por ano. Os consumidores norte-americanos compraram em 93 um total de US$ 10 bilhões nesse canal de vendas, o dobro do que foi gasto há dez anos.
Mamãe eu queroAs crianças norte-americanas situadas na faixa de idade entre quatro e 12 anos foram responsáveis em 92 (último ano com estatísticas disponíveis) por compras no valor total de US$ 9 bilhões. E influenciaram suas famílias a gastarem mais US$ 147 bilhões. Desse bolo de US$ 156 bilhões, 63% foram para a aquisição de alimentos e bebidas, 13% para jogos e brinquedos, 10% para roupas e outros artigos de vestuário e apenas 2,2% para produtos relacionados com a saúde. De olho nessas cifras gigantescas, a rede de televisão CBS dedicou no final do ano passado parte do programa "60 Minuts" para uma discussão sobre a ética na propaganda destinada ao público infantil. Conclusão: a maioria dos comerciais pretensamente educativos da TV norte-aermicana configura "uma ofensiva imoral para o controle da mente das crianças".
Cuponagem eletrônica
O mundo dos cupons de descontos está longe de seus próprios limites. Duas empresas dos EUA, a Comark Technologies, Inc. e a Catalina Marketing Corp., desenvolveram e estão testando dois sistemas eletrônicos para ler, validar e aplicar os descontos de cupons publicados na mídia impressa, acoplados às caixas de lojas e supermercados. No caso da Catalina, o sistema já funciona em caráter experimental em 6.500 estabelecimentos norte-americanos. O objetivo final consiste em acelerar o processamento dos cupons, reduzir os prazos de pagamentos aos lojistas, transmitir rapidamente os relatórios de resultados aos fabricantes e evitar fraudes. Eliminando também despesas com o manuseio e transporte de bilhões de cupons (que são destruídos pelo sistema), calcula-se que o varejo dos EUA poderá economizar algo em torno de US$ 100 milhões por ano.

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