São Paulo, segunda-feira, 28 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que os sapos e rãs estão desaparecendo?

BILL PITZER
NATIONAL GEOGRAPHIC NEWS SERVICE

Por que sapos e rãs estão desaparecendo?
NATIONAL GEOGRAPHIC
GEODADOS
Nenúfares
Os sapos, rãs e outros anfibios estão desaparecendo dos seis continentes.Há informações de drásticas extinções de várias espécies em pelo menos 25 países.
Os cientistas culpam a interferencia humana nos ecossistemas por boa parte desse misterioso declínio registrado mundialmente.
Ignora-se se o fenômeno continuará ou se as populações de rãs e sapos voltarão a crescer, segundo indicou a Força-Tarefa de Diminuição das populações Anfibias, com sede nos EUA. Em alguns lugares, são os embriões que morrem. Em outros, são os anfibios que desaparecem. Os sapos dourados da Costa Rica não são localizados desde 1989. Uma espécie de sapo australiano está extinta. A quantidade de rãs-leopardo está diminuindo nas montanhas Rochosas e nas pradarias dos EUA e Canadá, onde os pântanos estão sendo drenados. O sapo dos campos norte-americanos poderia ter sido vítima de um aumento da radiação ultra-violeta como resultado da redução da camada de ozônio da atmosfera terrestre.

Texto Anterior: "Desencontro" dos átomos gera trovões nas tempestades
Próximo Texto: Jovem de hoje escreve melhor do que há 16 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.