São Paulo, segunda-feira, 7 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-petista afirma que os radicais ameaçam Lula

ABNOR GONDIM
DA AGÊNCIA FOLHA EM BELÉM

Expulso do PT em 93 acusado de violar a ética partidária, o deputado federal Ricardo Moraes (PSB-AM), 35, afirma que os radicais do PT não impediriam uma eventual vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, mas podem inviabilizar o seu governo. Para ele, o maior inimigo de Lula no governo não será a direita, mas a extrema-esquerda do PT.
Ele acha que o PT tem que explicar por que ainda não o processou após tê-lo condenado por corrupção, escuta telefônica e invasão de sindicato. "Não há provas", diz. Ele foi alijado da caravana de Lula pelo rio Amazonas, em janeiro, por causa da expulsão.
*
Folha – Você usou dinheiro do partido em benefício pessoal, fez escuta telefônica e outras coisas para motivar sua expulsão?
Ricardo Moraes – Foram os motivos apresentados, mas nenhum deles foi comprovado.
Folha – O PT municipal aprovou a expulsão sem provas?
Moraes – Disseram que não havia provas, mas decidiram pela expulsão. E em nenhum momento disseram que havia provas contra a outra pessoa que foi acusada comigo, o Élson Melo (ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Manaus). Eu mesmo apresentei todas as provas que pudessem incriminá-lo. O Élson foi usado para a minha expulsão. Ele foi expulso da diretoria do sindicato.
Folha – E continuou no PT?
Moraes – E depois expulso do PT. Mas ele foi apenas um instrumento.
Folha – Como Élson participou da caravana?
Moraes – O Élson foi na caravana paralela, acompanhando a caravana do Lula. Ele era operário e ganhava salário que hoje seria de CR$ 100 mil. Ele comprou um barco e cobrou CR$ 70 mil para a viagem de Manaus a Parintins.
Folha – Como ele comprou um barco de três andares?
Moraes – Quando ele saiu do sindicato se deu bem. Fez igual ao João Alves: Deus ajudou.
Folha – E por que você saiu do partido, em junho de 93, antes da decisão do Diretório Nacional, que o condenou?
Moraes – Fui absolvido nos encontros municipal e estadual do PT, mas eles recorreram e resolvi sair. Tenho dormido bem depois que saí pois acabou a conversa furada e a mensalidade diminuiu de 30% para 20% no PSB.
Folha – Você tem mágoa do PT?
Moraes – Não. Mas tem pessoas que não merecem ser petistas. Alguns petistas vão destruir o PT.
Folha – Quem?
Moraes – Os mais radicais do partido podem inviabilizar o governo do Lula, porque dificilmente ele não ganha a eleição. E se tiver alguém para inviabilizar o governo dele, não será a direita. Será a extrema-esquerda do PT, que faz política pra dentro, não pra fora.

Texto Anterior: Diretório do AM rebate acusações
Próximo Texto: PT condena aliança do PSDB com PFL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.