São Paulo, segunda-feira, 7 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians fecha lado direito e obtém empate

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

O técnico Carlos Alberto Silva corrigiu no vestiário os erros táticos do Corinthians e organizou seu time para a reação. Telê Santana, no outro banco, não conseguiu evitar a apatia do São Paulo.
Silva tentou armar uma retranca e se deu mal. Pôs três volantes, Embu, Ezequiel e Zé Elias. Com só três adversários para marcar, Telê Santana adiantou a defesa e passou a marcar no meio de campo, impedindo o adversário de armar qualquer jogada.
Mas o maior problema do Corinthians estava no lado direito da defesa. Os são-paulinos André, Leonardo, Muller e, às vezes, Palhinha, levavam vantagem seguida sobre Leandro Silva e Gralak, acompanha Muller. Marcelinho não voltava e Embu falhava.
Na direita, o São Paulo ia mal. Axel não avançava como o titular Cafu e Vítor era bem marcado por Zé Elias. Percebendo o quadro, Telê mandou Muller atrair Gralak para fora da área e Euller cair pela esquerda. Com Muller ou Euller, as maiores chances sempre surgiam por lá. O primeiro gol do São Paulo, aos 37min, veio de um cruzamento da esquerda e o segundo, aos 41min, de um contra-ataque armado por Euller no "buraco corintiano".
No segundo tempo, a situação de inverteu. Substituindo Embu, Marques entrou no ataque e rendeu mais do que Tupãzinho. Este passou para o meio e passou a dividir as armações de jogadas com Marcelinho. Zé Elias foi jogar como volante pela esquerda e Ezequiel passou para a direita. O buraco da defesa corintiana sumiu. A marcação do lado esquerdo piorou, mas o São Paulo era fraco por aquele lado.
Com o time mais compacto, o Corinthians começou a errar menos passes –outra grave falha do primeiro tempo. Com Tupãzinho mais móvel, a defesa do São Paulo começou a mostrar seus erros. Eles eram maiores do lado esquerdo –André demorava a voltar e era mal coberto por Júnior Baiano e Doriva– e pelo meio –Viola quase não jogava, mas prendia com ele Válber e muitas vezes também outro jogador.
Apesar de estar ainda desadaptado à mudança de fuso horário, o Corinthians mostrou mais disposição e por isso empatou.

Texto Anterior: 'É como ser derrotado'
Próximo Texto: Expulsões anulam esquema do Guarani
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.