São Paulo, segunda-feira, 7 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil bate cinco recordes na natação

DA SUCURSAL DO RIO

A equipe brasileira bateu quatro recordes sul-americanos e um nacional na Swimming Cup 94, que terminou ontem na praia do Leme, no Rio de Janeiro. Todos os recordes aconteceram nas provas de revezamento 4x50, inclusive o recorde brasileiro de Rogério Aoki Romero nos 50m costas. A delegação russa, que competiu apenas nas provas masculinas, venceu 7 das 12 disputas.
As duas únicas vitórias brasileiras aconteceram ontem: Paula Aguiar, nos 50m nado livre, e a equipe do revezamento 4x50 livre (Carlos Lima, Teófilo Ferreira, Fernando Scherer e Marcelo Kingston). Só nesta prova, os brasileiros conseguiram vencer o favoritismo dos russos.
Não houve surpresas no duelo entre o russo Alexander Popov, 22, e o brasileiro Fernando Scherer, 19. Popov venceu fácil nos 100m e nos 50m nado livre. Outro russo, Yuri Moukhin, ficou com os dois segundos lugares, e Scherer teve que se contentar com duas medalhas de bronze. Considerado o maior nadador do mundo, o russo Popov reconheceu que era favorito nas duas provas, e disse que não existe receita para se tornar campeão: "Tem que nascer campeão."
Todos os atletas brasileiros pularam na piscina para comemorar a vitória no revezamento 4x50. O presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos(CBDA), Coaraci Nunes, considerou a Swimming Cup um sucesso, e disse que já deu início aos preparativos para a Copa Mundial de Natação, que acontece no Rio em dezembro de 95.
A Brasil Swimming Cup foi a primeira competição realizada numa piscina construída na areia. A piscina, de 25m de comprimento por 12,5 de largura, foi construída em três dias, com 52 placas de fibra de vidro. Na Copa Mundial marcada para 95, a CBDN pretende construir duas piscinas na praia do Leme.

Texto Anterior: Milan tira a Juventus da briga pelo título
Próximo Texto: Nadadora paulista ganha medalha de ouro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.