São Paulo, segunda-feira, 7 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nadadora paulista ganha medalha de ouro

DA SUCURSAL DO RIO

A nadadora que conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil na Swimming Cup 94, a paulista Paula Aguiar, 19, vai bem na piscina, mas não tanto na universidade. "Vou perder o semestre só por faltas", afirma.
Paula reclama das dificuldades que os atletas brasileiros enfrentam como a falta de tempo para conciliar os treinos e as aulas.
Paula Aguiar faz faculdade de engenharia elétrica e eletrônica na Univale, de São José dos Campos. Para participar da Swimming Cup, faltou uma semana de aula e vai perder mais uma para ir ao sul-americano de natação.
Paula frequenta as aulas de manhã, treina, faz uma parada para almoçar, vai à academia e nada outra vez até o fim do dia. "A universidade deveria facilitar nossas datas de prova. Como é que eu vou estudar?". Namorar, só se for com alguém do meio, ou que entenda a rotina da atleta. "O atual namorado não reclama, entende", diz Paula.
Cinco vezes campeã sul-americana e recordista sul-americana nos 100m livre, Paula nada desde os 10 anos, e hoje treina na Desportiva São José dos Campos. Ela dedicou a vitória aos pais, que moram em Catanduva (noroeste de São Paulo).
Paula Aguiar disse que ficou emocionada quando a torcida gritou o seu nome, antes da prova dos 50m livre. Para ela, o apoio da torcida ajuda a diminuir a solidão do nadador na piscina. "O atleta tem que ter dedicação, confiança e treino. Mas tem que cair na água para ganhar, mesmo estando preparado para perder."

Texto Anterior: Brasil bate cinco recordes na natação
Próximo Texto: Vitinho vence no Guarujá 2ª etapa do Brasileiro de Surfe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.