São Paulo, segunda-feira, 7 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Shonen agrada alternativos

DA REPORTAGEM LOCAL

Em 1989, Jeff McDonald reuniu L7, Chemical People, Das Damen e seu grupo, Redd Kross, para homenagear três japonesas desconhecidas. Esse álbum-tributo gerou um efeito dominó: as garotas largaram seus empregos "normais", trocaram Osaka por San Francisco, assinaram com a Virgin e agora tocam na abertura dos shows do Nirvana –pelo menos até a overdose de Kurt Cobain.
Eis a saga ocidental das irmãs Naoko Yamano (voz e guitarra) e Atsuko Yamano (voz e bateria) e da amiga de infância Michie Nakatani (voz, baixo e teclados). Shonen Knife, a banda formada pela trinca, em 1982, ultrapassou a "nipofobia" e conquistou o mundinho "alternativo" norte-americano com sua fusão de Ramones, "bubble gum" e quadrinhos.
Em 93, as moças lançaram "Rock Animals", o segundo álbum pela Virgin. O "grupo dos grupos" está, pois, disponível nas importadoras de São Paulo. Vale a pena conferir o pop primitivo que encantou Cobain, Thurston Moore (Sonic Youth) e Don Fleming (Gunball). Este, aliás, mixou "Rock Animals". E Moore toca guitarra em "Butterfly Boy".
As meninas transitam por um amplo cardápio de estilos, sempre com uma abordagem melodiosa e ingênua. Seus CDs soam como obras de aborígenes talentosos recém-submetidos a uma imersão no pop. "Rock Animals" é uma boa introdução ao universo "corrida maluca" do Shonen Knife. (SSL)

Disco: Rock Animals
Banda: Shonen Knife
Lançamento: Virgin (importado)
Preço médio: US$ 20 (em média)

Texto Anterior: Gabrielle é diva de tapa-olho
Próximo Texto: Luscious põem funk no rap
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.