São Paulo, segunda-feira, 7 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ecletismo excessivo prejudica Vânia Bastos

CARLOS CALADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Samba, bolero, reggae, frevo, bossa-nova, balada, pop, afro, folclore armênio e vocalises eruditos. Depois do ótimo álbum com canções de Caetano Veloso, que lançou há dois anos, Vânia Bastos parece agora decidida a disputar a categoria de cantoras ecléticas do "Guiness Book".
A voz da cantora, revelada no final dos anos 70 por Arrigo Barnabé, soa cada vez mais cristalina. Vânia é reconhecidamente uma das melhores cantoras do país. O que não garante, porém, que possa interpretar qualquer coisa com a mesma veracidade com que canta um samba ou uma balada.
Não faltam momentos preciosos em "Canta Mais". É o caso da bossa "Jongo Trio" (de Eduardo Gudin), na qual a voz de Vânia passeia à vontade ao lado do histórico Jongo Trio, rearticulado para a gravação. Ou a canção pop "Tabu" (versão de Costa Netto para "The Sweetest Taboo", hit de Sade), recriada com estilo e leveza.
O problema do álbum está na overdose eclética. A levada reggae de "Doce Ato" (Gudin e Sérgio Natureza) soa anódina, parecendo incluída mais por modismo do que por identificação. Também não convence a versão caricata do "Frevo de Orfeu" (Jobim e Vinicius), com um afetado contracanto lírico –nada a ver com a deliciosa versão de "Frevo Diabo" (Edu Lobo e Chico Buarque).
Pior é "O Relógio" (versão da própria cantora para "El Reloj", de Roberto Cantoral), que nem o arranjo sofisticado de Gudin livra do estigma de bolerão cafona. Não que essas faixas comprometam a excelente cantora que Vânia é, mas seu novo disco perdeu em unidade e verdade musical.

Disco: Canta Mais
Cantora: Vânia Bastos
Lançamento: Velas
Formato: CD
Quanto: CR$ 10.000 (em média)

Texto Anterior: Babes faz som pré-mentrual
Próximo Texto: Newman acha que cinema perdeu humor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.