São Paulo, quarta-feira, 9 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ariano Suassuna prepara estréia na TV

MARCELO MIGLIACCIO
DA SUCURSAL DO RIO

O diretor Luiz Fernando Carvalho conseguiu com "Renascer" mais do que renovar a estética da telenovela. Com seu trabalho, ele conquistou a admiração do acadêmico e escritor Ariano Suassuna, 66, que vai ter sua primeira peça, "Uma Mulher Vestida de Sol", adaptada para a televisão na faixa dramatúrgica da Terça Nobre, da Rede Globo. Será a primeira incursão de Suassuna na TV, veículo para o qual nunca rasgou seda.
Carvalho, 33, segue hoje para Recife para iniciar a adaptação do texto com o escritor. "Sempre admirei o Suassuna e me inspirei nele em trabalhos como o 'Auto de Nossa Senhora da Luz' e na primeira fase de 'Renascer' ", diz o diretor, que também é o preferido na Globo para dirigir a próxima novela das oito, escrita por Gilberto Braga (ver texto nesta página).
A amizade entre Carvalho e Suassuna nasceu quando o diretor esteve em Recife dirigindo um documentário sobre a riqueza folclórica do Carnaval local. Depois, ao pedir para um de seus "mestres" autografar o livro "O Santo e a Porca", Carvalho foi surpreendido por uma dedicatória elogiosa a seu trabalho em "Renascer". Por outro lado, o tom poético imprimido nas cenas da novela por Carvalho cativou o autor de "Auto da Compadecida".
O especial da Terça Nobre ainda não tem elenco definido, mas deve ser exibido em maio ou junho. Os direitos para utilização da primeira peça do escritor, escrita em 1947, já foram adquiridos pela Globo. O texto narra uma história de amor no sertão pernambucano. "É uma tragédia lírica", define o diretor.
Permanecer na Terça Nobre, reduto de Guel Arraes, entretanto, não está nos planos de Carvalho. "Me incomoda um pouco essas tramas curtas de 45 minutos. Gosto de contar grandes histórias". O projeto com Suassuna tirou do diretor, amante do futebol, a chance de dirigir os filmes para as chamadas globais da próxima Copa do Mundo.
Suassuna, nascido em João Pessoa em 1927, é membro da Academia Brasileira de Letras desde 89. Estudioso da cultura nordestina, já escreveu crítica de arte, poesia, mas se destacou como teatrólogo. "Uma mulher Vestida de Sol", de 1947, marcou o início de sua produção teatral.

Texto Anterior: Zizi Possi leva 'Valsa Brasileira' ao Sesc
Próximo Texto: Escritor quer usar experiência do cinema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.