São Paulo, domingo, 13 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa diminui desperdício

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

A unidade gaúcha da multinacional Stihl, líder mundial do mercado de motosserras sediada na Alemanha, superou no ano passado os indicadores de qualidade das empresas do grupo em outros países, localizadas nos Estados Unidos, Austrália e Suíça. Dois componentes fundamentais no processo de fabricação da Stihl mundial passaram a ser produzidos exclusivamente na unidade de São Leopoldo (região metropolitana de Porto Alegre).
Desde 1988, a Stihl riograndense gasta 3,5% do tempo total de trabalho para o treinamento de todos os seus níveis funcionais. Um dos resultados que o programa de qualidade trouxe à Stihl foi a redução de 90% no desperdício de sucata. Segundo o finlandês Eero Jokiaho, 48, diretor da área industrial, a empresa reduziu a relação dólar perdido por motor produzido de US$ 14 para US$ 1,5.
A qualidade também garantiu uma inversão no destino dos produtos da Stihl, em função da crise econômica brasileira. Em 1988, 70% da produção dirigia-se ao mercado interno e 30% ao externo (América do Sul e América Central). Desde 1992, 75% dos produtos são destinados à exportação, incluindo novos mercados como EUA, Canadá e Europa, ficando só 25% para o mercado interno.
A rotatividade de mão-de-obra é de menos de 2%.(CAS)

Texto Anterior: Programa busca qualidade total no RS
Próximo Texto: Procergs lidera entre estatais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.