São Paulo, domingo, 13 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procergs lidera entre estatais

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

A Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs) é uma das empresas públicas gaúchas em estágio mais avançado no tema da qualidade total. Vanda Bertini, que coordena o assunto na empresa, ilustra a evolução com uma história.
Ela diz que uma servente da Procergs ouviu em um ônibus a queixa de um funcionário público sobre um erro no seu salário, atribuído ao computador. A servente entrou na conversa, prontificando-se a levar o funcionário até a companhia para esclarecer o caso.
Cerca de 500 empregados da Procergs já receberam treinamento sobre qualidade. Os outros 500 restantes se formarão até maio próximo. A Procergs se prepara para tentar conquistar em 1995 o Prêmio Nacional de Qualidade.
"Estamos adequando a empresa para nos candidatarmos ao Prêmio", diz Bertini. Em 92, o prêmio foi obtido pela IBM-Sumaré e em 93 pela Xerox. Alguns resultados práticos alcançados pela Procergs embalam o sonho da coordenadora.
A rede da estatal passou de 50 municípios a 142 –crescimento de 140%. O custo de cada transação caiu de US$ 0,28 para US$ 0,13. O número de equipamentos instalados cresceu 148% e o de funcionários se manteve estável. A satisfação dos clientes com os serviços da Procergs chega a 85%, disse Vanda.

Texto Anterior: Empresa diminui desperdício
Próximo Texto: Ex-sem-terras têm alta produtividade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.