São Paulo, domingo, 13 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-sem-terras têm alta produtividade

Produção de soja é o dobro do Estado

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Dados da Emater (Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural) revelam que os 723 hectares da área do Assentamento Novo Sarandi, em Sarandi (RS), têm produtividade superior à média estadual. No local, vivem 35 famílias de agricultores que foram assentadas em 1987 na antiga fazenda do Holandês. Hoje, seis anos depois, todas as famílias moram em casas de alvenaria dotadas da maioria dos bens de consumo. A média mensal de ganhos dos chefes das famílias do assentamento é de quatro salários mínimos.
O técnico Darci Preto, da Emater, dá alguns exemplos de produtividade: no assentamento devem ser colhidas neste ano 810 toneladas de soja em 300 hectares (2.700 quilos por hectare, mais que o dobro da média estadual) e 420 toneladas de milho em cem hectares (4.200 quilos por hectare, também mais que o dobro da média). Ainda são plantados trigo, feijão e culturas de subsistência.
Os ex-sem-terra têm cem vacas que produzem, cada uma, cerca de dez litros de leite por dia. Há 55 matrizes de suíno e uma produção anual de 72 mil frangos. A Emater atribui o bom desempenho ao trabalho coletivo desenvolvido por 17 das 35 famílias e investimentos na correção do solo.
Antes de serem assentadas, as famílias integravam o grupo dos sem-terra que por dois anos esteve acampado em barracos de plástico na fazenda Annoni.

Texto Anterior: Procergs lidera entre estatais
Próximo Texto: Fábrica de armas e munições inaugura escola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.