São Paulo, domingo, 13 de março de 1994
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MARQUE COM UM X A NOTA QUE VOCÊ CONSIDERAR MAIS PRÓXIMA DA REALIDADE

MARQUE COM UM X A NOTA QUE VOCÊ CONSIDERAR MAIS PRÓXIMA DA REALIDADE DE NOSSA EMPRESA, COM RELAÇÃO A CADA PRINCÍPIO.

1. TOTAL SATISFAÇÃO DOS CLIENTES

O clientes devem se adaptar anossos procedimentos e nossas rotinas, sem atrapalhar o trabalho.Nossa empresa não costuma ouviros clientes, isso não é importantepara o seu sucesso.

Os clientes são a razão de existir de nossa empresa. Buscamos sempre atender plenamente suas necessidades e até superá-las. Para tanto, utilizamos instrumentos sistemáticos para avaliar o seu grau de satisfação.

2. GERÊNCIA PARTICIPATIVA

A maneira de agir das chefias não estimula o trabalho em equipe.Solução de problemas, tomada dedecisões e planejamento do trabalho são tarefas exclusivas das chefias.

Trabalhamos em clima de cooperação e de incentivo à participação. Os problemas são discutidos sem equipe e as decisões tomadas em conjunto. As chefias atuam como apoiadoras e facilitadoras de suas equipes.

3. DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Recursos Humanos não são valorizados pela empresa. Não há perocupação com a satisfação de suas necessidades, nem oportunidade para manifestação de idéias e opiniões.

Em nossa empresa, as pessoas são consideradas seu maior patrimônio. Programas de incentivo, motivação e treinamento são amplamente utilizados. Sentimos orgulho da nossa empresa e satisfação com o nosso trabalho.

4. CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS

Nossa empresa é como um "barco à deriva" que muda de rumo ao sabor dos ventos. Falta de objetivos claros e metas bem definidas resultam eem dispersão de esforços e descontinuidade das ações.

Princípios e diretrizes da nossa empresa são definidos e atualizados com base em processo permanente de planejamento estratégico.Todos os empregados compartilham desta mesma visão e orientam suas ações em direção aos rumos traçados para a empresa.

5.APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO

Nossa empresa é acomodada, pouco exigente e contra inovações. São comuns comentários tais como: "está bom assim", "pode deixar passar", "sempre fomos assim e deu certo".

Aperfeiçoamos continuamente nossos processos, produtos e serviços, acompanhando as mudanças das necessidades e dos valores dos nossos clientes. Nosso objetivo é superar as expectativas do cliente.

6. GERÊNCIA DE PROCESSOS

Em nossa empresa, cada setor atua isolado dos demais e as relações são baseadas na hierarquia e controle. A preocupação é atendere satisfazer o nosso chefe. Há muitos conflitos na empresa.

Nossa empresa é vista como um processo onde cada um de nós busca atender às necessidades daqueles que recebem nossos serviços/produtos, formando assim várias cadeias de clientes e fornecedores, a partir dos clientes externos. Utilizamos métodos e instrumentos para gerenciar cada processo.

7. DELEGAÇÃO

Em nossa empresa, o poder dedecisões é totalmente centralizado. Falta de autonomia, principalmente do pessoal que mantém contato com clientes e fornecedores, afeta a qualidade do atendimento e a imagem da empresa.

Nossa empresa é agil e flexível. O poder de decisão é sempre delegado para o responsável pela ação. Para assumir com competência essa responsabilidade, os empregados são informados sobre os princípios que orientam sua atuação.

8. DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES

Informações sobre a empresa não são disseminadas internamente, gerando boatos e distorções de fatos. Cada um conhece apenas o seu trabalho, ignorando o quanto ele é importante para os objetivos da empresa como um todo.

O negócio, a missão, os objetivos e os planos da empresa são amplamente divulgados e conhecidos por todos. Empregados participam da sua formulação e se sentem comprometidos com eles.

9. GARANTIA DA QUALIDADE

Nossos processos não estão padronizados, nem documentados. Não temos orientações claras e precisas sobre como fazer as coisas, ocasionando desperdícios e retrabalho.

Todos os nossos processos são formalizados e documentados. Em consequência disso, nós (e nossos clientes) temos total confiança quanto à qualidade de nossos produtos e serviços.

10. NÃO-ACEITAÇÃO DE ERROS

Os erros são descobertos depois que os produtos e serviços foram executados e, na maioria das vezes, o que é grave, pelos nossos clientes.

Em nossa empresa, ninguém se conforma com erros. Sabemos claramente o que é certo e adotamos medidas para evitar erros e retrabalhos.

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